Aguarde...
Teatro Móvel

O objetivo geral do projeto é democratizar a cultura através de apresentações artísticas gratuitas para população. O teatro Móvel propõe utilização de representações cênicas e conteúdos audiovisuais, apoiada por materiais e dinâmicas pedagógicas específicas que contribuem para educação de jovens e crianças, abordando temas variados como cultura, educação e cidadania.

O projeto que já atendeu um público superior a 27.172 pessoas, utiliza um auditório móvel adaptado com espaço cênico, no qual as crianças e jovens interagem com atores, que encenam histórias que incluem situações do cotidiano relacionadas ao tema em discussão.

Desde 2018, o projeto visitou 27 municípios de 14 estados brasileiros. A programação realiza peças teatrais diariamente. Logo após as apresentações, cartilhas educativas são distribuídas como material complementar. O público-alvo são alunos e professores de escolas da rede pública de ensino.

O Teatro Móvel é um projeto aprovado pelo artigo no 18 da Lei Rouanet, que permite que empresas deduzam o valor investido no patrocínio do seu Imposto de Renda a pagar (100% até o limite de 4% do valor devido).

 

O Viajando de Bem com a Via é o projeto cultural itinerante aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, que utiliza apresentações teatrais e a exibição de filmes e documentários, apoiados por materiais e dinâmicas pedagógicas específicas para contribuir para a educação e segurança no trânsito de jovens e crianças, abordando temas variados, como cultura, educação e cidadania.

O projeto foi realizado em 13 cidades, algumas visitadas mais de uma vez, dos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e teve duas iniciativas: itinerante e a minipista, ambas com atividades gratuitas. Ao todo foram 375 sessões teatrais para um público de 21.989 pessoas.

O itinerante, com uma sala de teatro móvel, ofereceu espetáculos teatrais de segunda a sexta nas cidades de: Cascavel (PR), Caçapava (SP), Niterói (RJ), Cubatão (SP), Foz do Iguaçu (PR), São Vicente (SP), Itaquaquecetuba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Serra (ES) e Linhares (ES).

No final das peças teatrais, na parte externa do Teatro Móvel, uma pequena pista foi montada para as crianças aprenderem na prática os princípios básicos do trânsito, podendo caminhar e até mesmo pedalar sobre a pista.

A Minipista aconteceu no espaço cedido pela Ecovias, na cidade de São Bernardo do Campo (SP) e os espetáculos teatrais aconteceram nas quartas, com uma apresentação pela manhã e uma apresentação à tarde.

Durante as atividades lúdicas e interativas, os nossos artistas divertiram a criançada e distribuíram cartilhas educativas transmitindo uma mensagem marcante sobre a importância da segurança no trânsito.

O Teatro Móvel “Eu consigo”, patrocinado pela Uber, levou teatro para dez capitais brasileiras nas regiões nordeste, norte e centro-oeste: Salvador - BA, Recife - PE, João Pessoa - PB, Natal - RN, Fortaleza - CE, Teresina - PI, São Luís - MA, Belém - PA, Manaus - AM e Cuiabá - MT.

O total de 161 espetáculos teatrais foram apresentados de forma gratuita, durante os três meses de realização do evento para um público de 4.424 pessoas.

Foram selecionados espaços estratégicos que pudessem ter um grande fluxo de pessoas para a visita do Teatro Móvel, como praças, parques e espaços culturais que foram palcos de muita arte, entretenimento e alegria.

Contamos com a participação da Cia. Realejo (São Paulo-SP) que levou apresentações surpreendentes para o público que em muitos casos não tem acesso a atividades culturais.

O projeto levou também bastante informação, conscientização e reflexões acerca da participação das mulheres nas áreas das ciências e da tecnologia. A iniciativa busca inspirar as crianças a acreditarem no próprio potencial e se tornarem grandes profissionais da tecnologia.

Com o patrocínio da empresa Denso, o Projeto Estrada da Vida, faz parte do Teatro Móvel coordenado pela Magma Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.

O Projeto Estrada da Vida - Teatro Móvel Trânsito, visitou as cidades de Santa Bárbara D’Oeste (SP) e Curitiba (PR) entre os dias 2 e 6 de setembro de 2019, onde foram apresentadas 16 peças de teatro para um público total de 499 pessoas.

A Companhia Trip Teatro de Santa Catarina com as palhaças Poulain e Póc, apresentaram a peça “Meu Melhor Presente”, levando aprendizado de forma dinâmica e divertida, a crianças das redes municipal e estadual de ensino em comemoração ao mês da Segurança do Trânsito.

O Projeto foi muito bem recebido pelo público, que retribuiu com muita risada e alegria em todos os espetáculos assistidos durante os dias de evento.

Estrutura

As atrações são realizadas dentro de um auditório móvel adaptado com 32 lugares, equipado com confortáveis poltronas estofadas, som e imagem digital, ar condicionado, isolamento acústico, mini palco e cenário. Todos os detalhes foram pensados para dar ao público uma sensação de proximidade, facilitando a compreensão dos conceitos propostos.

O equipamento é totalmente acessível para portadores de necessidades especiais. A rápida montagem e desmontagem da estrutura permite chegar a regiões de difícil acesso. O auditório móvel ainda pode ser personalizado com a programação visual da marca patrocinadora.

Mote Cultural e Educacional

Cultura, educação e cidadania são os eixos que orientam o projeto. Os conteúdos serão especialmente desenvolvidos para o tema escolhido, seguidos de uma discussão com atores do espetáculo sobre o assunto.

É possível agregar ações de interesse do patrocinador ao projeto, incrementando a programação com apresentações musicais, jogos educativos, roda de conversa e palestras para orientar crianças, adolescentes e adultos a aprender temas variados, como respeitar as regras de trânsito ou o meio ambiente.

Programação Cultural

O Teatro Móvel propõe utilização de representações cênicas e conteúdos. A programação prevê a realização de até 4 apresentações teatrais diárias nas cidades visitadas, onde a estrutura permanecerá de 3 a 4 dias.

As peças teatrais apresentadas são especialmente desenvolvidas para o projeto, segmentados por faixa etária, seguidas de uma discussão com os atores do espetáculo sobre os temas abordados. Desde a primeira edição, 562 espetáculos foram realizados.

Exclusividade

O projeto é viabilizado em módulos mensais, onde o roteiro pode percorrer até 8 cidades selecionadas pelo patrocinador em 4 semanas consecutivas. Os módulos são customizados, assinados e dão aproveitamento exclusivo ao patrocinador.

Novas ferramentas

A tecnologia e o cinema podem ser importantes aliados do projeto Teatro Móvel. São utilizadas bancadas interativas com diversos tablets munidos com games educativos e dicas, destinadas às novas gerações que aprendem de forma lúdica a repensar o seu papel diante dos cenários e temas propostos. A inclusão digital desperta para a possibilidade de aprendizado fora da sala de aula e do uso da tecnologia como ferramenta na busca por mais conhecimento.

A estrutura móvel também é adequada para receber sessões de cinema e projeções visuais itinerantes. Um telão à disposição do cliente para exibição de curtas, longas e filmes corporativos e educativos. Tudo realizado com som e imagem de qualidade e conforto para a plateia.