Aguarde...
Vitrine Cultural & Gastrônomica

O projeto Vitrine Cultural e Gastronômica promove a cultura através do entretenimento, levando conhecimento, informação e arte para diversas comunidades em todo o Brasil. Valorizando a produção cultural do país e sua riqueza de linguagens, o projeto educa de forma lúdica, derrubando barreiras e propagando as artes cênicas e visuais.

O projeto faz uso de uma estrutura móvel itinerante, que conta com palco e arena para apresentações gratuitas de peças teatrais, workshops, palestras e oficinas gastronômicas. Uma mistura perfeita de ingredientes que é servida para diversas cidades brasileiras.

Os espetáculos teatrais promovidos pela Vitrine Cultural e Gastronômica geram reflexão nas comunidades visitadas. Através do teatro e de outras manifestações cênicas é possível despertar a alegria e a imaginação dos espectadores, beneficiando a estrutura social e até a saúde da comunidade.

Desde sua estreia em 2010, já foram realizadas 7 edições com mais de 400 apresentações artísticas e 143 oficinas de culinária, que contaram com a participação de 100.000 mil pessoas nas 19 cidades já visitadas pelo projeto.

 

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura o projeto recebe o patrocínio da Urbano Alimentos e Gomes da Costa. Em sua quarta edição, o Vitrine Cultural & Gastronômica alcançou diretamente mais de 33 mil pessoas.

Artistas de companhias teatrais no palco, milhares de crianças e adultos na plateia, textos divertidos e emocionantes, sessões de cinema, uma estrutura especialmente montada para garantir o conforto de todos e a democratização do acesso à cultura.

O projeto itinerante já aconteceu nas cidades de Jaraguá do Sul, Itajaí, Navegantes e Barra Velha. Tudo gratuito e aberto ao público.

O Vitrine Cultura & Gastronômica ocorre no Palco Móvel, uma estrutura itinerante que inclui palco, tenda para a plateia e camarins para os artistas.

Com uma programação repleta de cultura e entretenimento, o projeto Vitrine Cultural Marisol percorreu os estados de Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul trazendo diversão e encantamento para 7.000 espectadores de todas as idades em apresentações teatrais e sessões de cinema, todas gratuitas e abertas ao público.

Nos intervalos dos espetáculos, uma trupe de palhaços esteve encarregada de animar o público com suas peripécias. Já à noite, foi á vez do cinema, uma grande tela exibiu filmes nacionais de sucesso.

A primeira edição do projeto Vitrine Cultural & Gastronômica Itambé aconteceu em terras mineiras, no período de 11 a 29 de outubro. O projeto passou por Belo Horizonte, visitando parques de diferentes pontos da cidade, com uma programação inteiramente gratuita que incluiu peças de teatro, workshops de gastronomia - com chef de cozinha profissional e oficinas para a criançada aprender truques da culinária e receber orientações sobre os benefícios de uma boa alimentação.

Aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à Cultura o projeto recebe o patrocínio da Itambé Alimentos S.A. A companhia teatral responsável pelas apresentações nessas três semanas de projeto foi a Cia Circo Fool, com “Palhaçadas na Cozinha”, na peça, os artistas utilizam a arte dos palhaços e muita descontração para abordar de forma lúdica e divertida a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas, reforçando o valor da amizade.

As cidades de Celso Ramos e Abdon Batista em Santa Catarina receberam o Projeto Vitrine Cultural & Gastronômica nos dias 07 a 15 de novembro. A iniciativa levou espetáculos teatrais, cinema e oficinas gastronômicas gratuitamente para os dois munícipios durante este período. O projeto é aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S/A.

Duas companhias teatrais foram selecionadas para divertir o público, o grupo Mamulengo Fuzuê, de Brasília com a peça “Benedito, Abençoado e Bendizido”, e de São Paulo a CiaTeatro do Grande Urso Navegante com o espetáculo “A Pipa e a Flor”. As atividades gastronômicas foram realizadas no período vespertino e noturno. No período da tarde a “oficina Kids” ensinava truques da cozinha para a criançada, além de disseminar orientações sobre as vantagens da alimentação saudável. No período noturno, voltado para o público adulto, o “workshop de gastronomia” com orientação de preparo de alimentos.

Projeto de democratização e difusão da cultura, o Vitrine Cultural & Gastronômica Stoller foi realizado no período de 23 a 25 de novembro. Os moradores da cidade paulista de Cosmópolis puderam acompanhar de perto e gratuitamente espetáculos teatrais e oficinas de gastronomia na Praça do Rodrigo. Aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à Cultura o projeto recebe o patrocínio da Stoller do Brasil.

Na programação, apresentações teatrais e oficinas kids de gastronomia durante o dia, e à noite workshop de gastronomia voltado para o público adulto, com truques culinários e incentivo à alimentação saudável. O grupo Mamulengo Fuzuê, de Brasília com a peça “Benedito, Abençoado e Bendizido” e o Teatro do Grande Urso Navegante de São Paulo com o espetáculo “A Pipa e a Flor” foram as responsáveis pela alegria da criançada durante os três dias de evento.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura o projeto recebe o patrocínio da Gomes da Costa. Em sua quinta edição, o Vitrine Cultural & Gastronômica alcançou diretamente mais de 52 mil pessoas.

Artistas de companhias teatrais no palco, milhares de crianças e adultos na plateia, textos divertidos e emocionantes, sessões de cinema, uma estrutura especialmente montada para garantir o conforto de todos e a democratização do acesso à cultura.

O projeto itinerante já aconteceu nas cidades de Jaraguá do Sul, Itajaí, Navegantes e Barra Velha. Tudo gratuito e aberto ao público.

O Vitrine Cultura & Gastronômica ocorre no Palco Móvel, uma estrutura itinerante que inclui palco, tenda para a plateia e camarins para os artistas.

Além da empresa Gomes da Costa, a 4ª edição do projeto também recebeu o patrocínio da Urbano Alimentos, que trouxe mais sabor ao adicionar sua linha de produtos no preparo das receitas saudáveis durante as atividades de culinária.

O projeto Vitrine Cultural & Gastronômica Ticket teve sua 1ª edição em maio de 2018, circulando pelo estado de São Paulo, onde apresentou uma animada programação para crianças e adultos das cidades de Campinas, Barueri e São Caetano do Sul.

Anote essa receita: é só juntar algumas histórias incríveis, um punhado de música com colheradas generosas de conhecimento e uma enorme porção de diversão, para conhecer o resultado do nosso sucesso!

As apresentações teatrais ocorreram em um palco itinerante com participação divertidíssima das companhias Casa do Bispo Atelier e Palhaço Félix, que encenaram histórias com importantes mensagens sobre educação alimentar e respeito aos pais.

Na programação, além de teatro e teve muitas atividades relacionadas à gastronomia, tudo com orientação e participação da chef Bia Andrade, uma apaixonada pela boa comida que se formou na área de gastronomia pelo SENAC de Campos do Jordão e atua hoje como personal chef.

Nosso cardápio incluiu 32 apresentações de teatro, 8 workshop gastronômico e 12 oficinas de culinária kids, e essa mistura maravilhosa, trouxe mais de 5.800 participantes, reunindo um público bem variado, além da criançada, passaram pela nossa arena muitos senhores e senhoras que curtiram bastante as apresentações.

As atividades relacionadas são parte do projeto Vitrine Cultural e Gastronômica e tem apoio da Ticket Serviços.

projeto itinerante

Projeto Vitrine Cultural e Gastronômica viaja com seu Palco Móvel por diversas cidades brasileiras promovendo o encontro das artes cênicas e a gastronomia, com muito teatro e oficinas gastronômicas no cardápio. O Palco Móvel é uma estrutura completa e confortável para receber apresentações de peças, esquetes circenses, além de palestras, workshops e oficinas culinárias e educativas.

A Vitrine Cultural e Gastronômica amplia o acesso a cultura e a arte, promovendo um intercâmbio gastronômico com comunidades visitadas, que em sua maioria são regiões carentes de atividades culturais. O projeto atende escolas públicas, instituições beneficentes, famílias e grupos de idosos.

Projeto Itinerante
Arena Pública

arena pública

As apresentações, palestras e oficinas do Vitrine Cultural e Gastronômica acontecem no Palco Móvel e arena, toda estrutura é aberta ao público e totalmente gratuita. A programação é pensada para incentivar o aprendizado através do entretenimento e contempla públicos de todas as faixas etárias.

A grande arena é montada em locais de fácil acesso e em pontos de convergência de atividades comunitárias, com grande fluxo de pessoas, beneficiando o maior público possível, em cidades que raramente tem oportunidade de lazer.

peças teatrais

Levar o teatro ao maior número de pessoas é uma forma de valorizar a cultura nacional, ajudar na formação de novas plateias, educar, divertir e principalmente inspirar futuras gerações.

Grupos artísticos se apresentam para o público infanto-juvenil no Palco Móvel. Os espetáculos são abertos para todos que quiserem assistir e participar das atividades. Além do forte apelo cultural, as peças exploram o tema da alimentação saudável e promovem o encontro entre a arte cênica e a gastronomia, valorizando a cultura nacional mambembe.

Peças Teatrais
Workshops, Palestras e Oficinas

workshops, palestras e oficinas

Vitrine Cultural e Gastronômica promove diversas palestras e workshops gastronômicos direcionadas ao público adulto. Uma oportunidade única de conversar, interagir e aprender com profissionais da área sobre como extrair o melhor de cada alimento.

As oficinas gastronômicas são comandadas por um chef de cozinha, que apresenta receitas e técnicas no preparo de alimentos e abordam temas como alimentação saudável, hábitos e práticas sustentáveis dentre outros. Ao final de cada oficina, o público é convidado a degustar o prato preparado.

oficina kids

Oferecemos atividades especialmente desenvolvidas para as crianças. São oficinas onde a comida gostosa, saudável, diversão, arte e aprendizado são os principais ingredientes de uma receita de sucesso. Vitrine Cultural e Gastronômica organiza oficinas gastronômicas para crianças abordando noções básicas de higiene e segurança na cozinha, enquanto ocorre o preparo de receitas simples, rápidas e saudáveis. A ação gera nos jovens aprendizes uma reflexão sobre que tipo de alimentação eles estão escolhendo.

A alegria e a interatividade são as marcas da Oficina Kids, que sempre terminam com deliciosas degustações das iguarias preparadas pelos pequenos. As oficinas e workshops são uma maneira agradável e divertida de estimular as crianças e reproduzirem as receitas e as reflexões aprendidas durante a atividade, dentro de casa.

oficina kids