O projeto Vitrine Cultural & Gastronômica promove a cultura através do entretenimento, levando conhecimento, informação e arte para diversas comunidades em todo o Brasil. Valorizando a produção cultural do país e sua riqueza de linguagens, o projeto educa de forma lúdica, derrubando barreiras e propagando as artes cênicas e visuais.
O projeto faz uso de uma estrutura móvel itinerante, que conta com palco e arena para apresentações gratuitas de peças teatrais, workshops, palestras e oficinas gastronômicas. Uma mistura perfeita de ingredientes que é servida para diversas cidades brasileiras.
Os espetáculos teatrais promovidos pela Vitrine Cultural & Gastronômica geram reflexão nas comunidades visitadas. Através do teatro e de outras manifestações cênicas é possível despertar a alegria e a imaginação dos espectadores, beneficiando a estrutura social e até a saúde da comunidade.
Desde sua estreia em 2010, já foram realizadas 16 edições com mais de 476 apresentações artísticas e 188 atividades de culinária, que contaram com a participação de 115.780 mil pessoas nas 28 cidades já visitadas pelo projeto.
Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura o projeto recebe o patrocínio da Urbano Alimentos e Gomes da Costa. Em sua primeira edição, o Vitrine Cultural & Gastronômica alcançou diretamente mais de 6.700 pessoas.
Artistas de companhias teatrais no palco, milhares de crianças e adultos na plateia, textos divertidos e emocionantes, sessões de cinema, uma estrutura especialmente montada para garantir o conforto de todos e a democratização do acesso à cultura.
O projeto itinerante já aconteceu nas cidades catarinenses de Jaraguá do Sul e Itajaí. Tudo gratuito e aberto ao público.
O Vitrine Cultura & Gastronômica ocorre no Palco Móvel, uma estrutura itinerante que inclui palco, tenda para a plateia e camarins para os artistas.
Com uma programação repleta de cultura e entretenimento, o projeto Vitrine Cultural Marisol percorreu os estados de Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul trazendo diversão e encantamento para mais de 30.584 espectadores de todas as idades em apresentações teatrais e sessões de cinema, todas gratuitas e abertas ao público.
Nos intervalos dos espetáculos, uma trupe de palhaços esteve encarregada de animar o público com suas peripécias. Já à noite, foi á vez do cinema, uma grande tela exibiu filmes nacionais de sucesso.
A primeira edição do projeto Vitrine Cultural & Gastronômica Itambé aconteceu em terras mineiras, no período de 11 a 29 de outubro. O projeto passou por Belo Horizonte, visitando parques de diferentes pontos da cidade, com uma programação inteiramente gratuita que incluiu peças de teatro, workshops de gastronomia - com chef de cozinha profissional e oficinas para a criançada aprender truques da culinária e receber orientações sobre os benefícios de uma boa alimentação.
Aprovado pela Lei de incentivo à Cultura o projeto recebe o patrocínio da Itambé Alimentos S.A.
A companhia teatral responsável pelas apresentações nessas três semanas de projeto foi a Cia Circo Fool, com “Palhaçadas na Cozinha”, na peça, os artistas utilizam a arte dos palhaços e muita descontração para abordar de forma lúdica e divertida a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas, reforçando o valor da amizade.
As cidades de Celso Ramos e Abdon Batista em Santa Catarina receberam o Projeto Vitrine Cultural & Gastronômica nos dias 07 a 15 de novembro. A iniciativa levou espetáculos teatrais, cinema e oficinas gastronômicas gratuitamente para os dois municípios durante este período.
O projeto é aprovado pela Lei de incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S/A.
Duas companhias teatrais foram selecionadas para divertir o público, o grupo Mamulengo Fuzuê, de Brasília com a peça “Benedito, Abençoado e Bendizido”, e de São Paulo a CiaTeatro do Grande Urso Navegante com o espetáculo “A Pipa e a Flor”.
As atividades gastronômicas foram realizadas no período vespertino e noturno. No período da tarde a “Oficina Kids” ensinava truques da cozinha para a criançada, além de disseminar orientações sobre as vantagens da alimentação saudável. No período noturno, voltado para o público adulto, o “Workshop de Gastronomia” com orientação de preparo de alimentos.
Projeto de democratização e difusão da cultura, o Vitrine Cultural & Gastronômica Stoller foi realizado no período de 23 a 25 de novembro. Os moradores da cidade paulista de Cosmópolis puderam acompanhar de perto e gratuitamente espetáculos teatrais e oficinas de gastronomia na Praça do Rodrigo.
Aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à Cultura o projeto recebe o patrocínio da Stoller do Brasil.
Na programação, apresentações teatrais e oficinas kids de gastronomia durante o dia, e à noite workshop de gastronomia voltado para o público adulto, com truques culinários e incentivo à alimentação saudável.
O grupo Mamulengo Fuzuê, de Brasília com a peça “Benedito, Abençoado e Bendizido” e o Teatro do Grande Urso Navegante de São Paulo com o espetáculo “A Pipa e a Flor” foram as responsáveis pela alegria da criançada durante os três dias de evento.
Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura o projeto recebe o patrocínio da Gomes da Costa. Em sua quinta edição, o Vitrine Cultural & Gastronômica alcançou diretamente mais de 52 mil pessoas.
Artistas de companhias teatrais no palco, milhares de crianças e adultos na plateia, textos divertidos e emocionantes, sessões de cinema, uma estrutura especialmente montada para garantir o conforto de todos e a democratização do acesso à cultura.
O projeto itinerante já aconteceu nas cidades de Jaraguá do Sul, Itajaí, Navegantes e Barra Velha. Tudo gratuito e aberto ao público.
O Vitrine Cultura & Gastronômica ocorre no Palco Móvel, uma estrutura itinerante que inclui palco, tenda para a plateia e camarins para os artistas.
Além da empresa Gomes da Costa, a 4ª edição do projeto também recebeu o patrocínio da Urbano Alimentos, que trouxe mais sabor ao adicionar sua linha de produtos no preparo das receitas saudáveis durante as atividades de culinária.
O projeto Vitrine Cultural & Gastronômica Ticket teve sua 1ª edição em maio de 2018, circulando pelo estado de São Paulo, onde apresentou uma animada programação para crianças e adultos das cidades de Campinas, Barueri e São Caetano do Sul.
Anote essa receita: é só juntar algumas histórias incríveis, um punhado de música com colheradas generosas de conhecimento e uma enorme porção de diversão, para conhecer o resultado do nosso sucesso!
As apresentações teatrais ocorreram em um palco itinerante com participação divertidíssima das companhias Casa do Bispo Atelier e Palhaço Félix, que encenaram histórias com importantes mensagens sobre educação alimentar e respeito aos pais.
Na programação, além de teatro e teve muitas atividades relacionadas à gastronomia, tudo com orientação e participação da chef Bia Andrade, uma apaixonada pela boa comida que se formou na área de gastronomia pelo SENAC de Campos do Jordão e atua hoje como personal chef.
Nosso cardápio incluiu 32 apresentações de teatro, 8 workshops gastronômicos e 12 oficinas de culinária kids, e essa mistura maravilhosa, trouxe mais de 5.800 participantes, reunindo um público bem variado, além da criançada, passaram pela nossa arena muitos senhores e senhoras que curtiram bastante as apresentações.
As atividades relacionadas são parte do projeto Vitrine Cultural e Gastronômica e tem apoio da Ticket Serviços.
Com o patrocínio do Atacadão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Projeto Vitrine Cultural e Gastronômica Atacadão foi realizado em 2019 e 2020 nas cidades de Itajaí (SC), Blumenau (SC) e Chapecó (SC). Contou com 35 sessões teatrais, 09 workshops gastronômicos e 09 oficinas gastronômicas kids, beneficiando diretamente um público de 4.906 pessoas.
O estacionamento da unidade do Atacadão, localizada na Avenida Adolfo Konder em Itajaí foi o local escolhido para receber a estrutura e dar vida ao teatro ao ar livre na primeira edição deste projeto em 2019. Em 2020, os locais que receberam o Palco Móvel foram o Museu da Família Colonial (Blumenau) e o CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados (Chapecó).
As Cias Casa do Bispo Atelier (Gramado-RS), Face Produções (Canela-RS) e Circo Teatro Fool, abrilhantaram as edição, com apresentações que divertiram públicos de todas as idades, em sua maioria de comunidades carentes sem acesso a projetos culturais. O Vitrine Cultural e Gastronômica Atacadão proporcionou acesso totalmente gratuito ao público.
Na edição de 2019 as atividades gastronômicas ficaram por conta da Chef Evilin Santos. Em 2020, sob comando da Chef Bia Andrade.
Alunos de escolas municipais e estaduais marcaram presença no projeto graças a divulgação local e parceria com as prefeituras das cidades contempladas.
O Projeto Vitrine Cultural & Gastronômica levou a magia do teatro e orientações de hábitos alimentares saudáveis para crianças e jovens de forma totalmente gratuita.
Com o patrocínio das empresas Urbano Alimentos e Oxford Porcelanas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério da Cidadania, o projeto visitou a cidade de Nova Trento em Santa Catarina e São Mateus no estado do Espírito Santo. Foram realizados 22 espetáculos teatrais, 6 oficinas kids de gastronomia e 6 workshops gastronômicos para 3.968 participantes que puderam vivenciar de perto toda a cultura e entretenimento da iniciativa.
As Cias Circo Teatro Fool (Ipatinga MG) e Cia Primeiro Quarto (Blumenau SC) estiveram presentes nas cidades visitadas, com apresentações que encantaram todo o público, em especial, crianças e adolescentes que representaram a maior parte das pessoas ali presente.
As Oficinas Kids de Gastronomia e os Workshops Gastronômicos foram ministrados pela Chef Bia Andrade.
A iniciativa conseguiu levar orientações sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada por meio de entretenimento e cultura.
Com acesso gratuito a todas as atividades, o Vitrine Cultural & Gastronômica patrocinado pela empresa Tetra Pak, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, esteve presente nas cidades de Indaiatuba e Monte Mor no estado de São Paulo.
Foram realizadas 22 sessões teatrais, 07 workshops gastronômicos e 08 oficinas gastronômicas kids, alcançando um público de 5.736 pessoas.
A Arena Palco Móvel esteve sempre aberta ao público para tornar a experiência ainda mais acessível. Além disso, os alunos de escolas públicas foram estimulados a participar das atividades, tendo transporte garantido para todas as sessões, por meio de divulgação local e parceria com as Secretarias de Educação e Cultura dos municípios.
Na cidade de Indaiatuba contamos com a participação dos Cursos Técnicos de Nutrição e de Cozinha do FIEC em todos os workshops de gastronomia. E para tornar o projeto ainda mais completo, os artistas da Casa do Bispo Atelier (Gramado-RS) e Faces Produções (Canela-RS) estiveram presentes, levando cultura e entretenimento para o público, que em sua maioria, faz parte de comunidades carentes e sem acesso à atividades culturais.
projeto itinerante
Projeto Vitrine Cultural & Gastronômica viaja com seu Palco Móvel por diversas cidades brasileiras promovendo o encontro das artes cênicas e a gastronomia, com muito teatro e oficinas gastronômicas no cardápio. O Palco Móvel é uma estrutura completa e confortável para receber apresentações de peças, esquetes circenses, além de palestras, workshops e oficinas culinárias e educativas.
Este projeto amplia o acesso à cultura e à arte, promovendo um intercâmbio gastronômico com comunidades visitadas, que em sua maioria são regiões carentes de atividades culturais. O projeto atende escolas públicas, instituições beneficentes, famílias e grupos de idosos.
arena pública
As apresentações, palestras e oficinas do Vitrine Cultural & Gastronômica acontecem no Palco Móvel e arena, toda estrutura é aberta ao público e totalmente gratuita. A programação é pensada para incentivar o aprendizado através do entretenimento e contempla públicos de todas as faixas etárias.
A grande arena é montada em locais de fácil acesso e em pontos de convergência de atividades comunitárias, com grande fluxo de pessoas, beneficiando o maior público possível, em cidades que raramente tem oportunidade de lazer.
peças teatrais
Levar o teatro ao maior número de pessoas é uma forma de valorizar a cultura nacional, ajudar na formação de novas plateias, educar, divertir e principalmente inspirar futuras gerações.
Grupos artísticos se apresentam para o público infanto-juvenil no Palco Móvel. Os espetáculos são abertos para todos que quiserem assistir e participar das atividades. Além do forte apelo cultural, as peças exploram o tema da alimentação saudável e promovem o encontro entre a arte cênica e a gastronomia, valorizando a cultura nacional mambembe.
workshops gastronômicos
Vitrine Cultural & Gastronômica já promoveu 81 workshops gastronômicos direcionados ao público adulto. Uma oportunidade única de conversar, interagir e aprender com profissionais da área sobre como extrair o melhor de cada alimento.
As oficinas gastronômicas são comandadas por um chef de cozinha, que apresenta receitas e técnicas no preparo de alimentos e abordam temas como alimentação saudável, hábitos e práticas sustentáveis dentre outros. Ao final de cada workshop, o público é convidado a degustar o prato preparado.
oficina kids
Oferecemos atividades especialmente desenvolvidas para as crianças. São oficinas onde a comida gostosa, saudável, diversão, arte e aprendizado são os principais ingredientes de uma receita de sucesso. Vitrine Cultural & Gastronômica já realizou 107 oficinas culinárias para crianças abordando noções básicas de higiene e segurança na cozinha, enquanto ocorre o preparo de receitas simples, rápidas e saudáveis. A ação gera nos jovens aprendizes uma reflexão sobre que tipo de alimentação eles estão escolhendo.
A alegria e a interatividade são as marcas da Oficina Kids, que sempre terminam com deliciosas degustações das iguarias preparadas pelos pequenos. As oficinas são uma maneira agradável e divertida de estimular as crianças e reproduzirem as receitas e as reflexões aprendidas durante a atividade, dentro de casa.