Aguarde...
Conexão Sustentável

Através dos projetos do Conexão Sustentável levamos teatro, cinema, palestras e oficinas gratuitas para todo o Brasil. Todas as atividades têm como foco disseminar a educação ambiental e gerar maior reflexão sobre a sustentabilidade e meio ambiente usando o entretenimento, a arte e a tecnologia como ferramenta de educação e conscientização.

Conexão Sustentável atravessa o país com dois caminhões: o Cine Móvel, com a estrutura convertida em sala de cinema, e o Palco Móvel, adaptado como palco para apresentações teatrais, oficinas e palestras. Juntos, as duas estruturas já percorrem milhares de quilômetros levando diversão e informação para crianças e adultos. O projeto já impactou mais de 130. 366 pessoas em 8 estados brasileiros e colabora com neutralização das emissões de gases de efeito estufa (CO2), através do plantio de árvores nativas pelas regiões que visita.

 

Lançado em 2015, o projeto itinerante Conexão Sustentável Alcoa pega a estrada pela quarta vez em 2018, e promete transportar novamente cultura e sustentabilidade, ao levar entretenimento as plateias de todo país. Dois caminhões – o Cine Móvel, com a carroceria convertida em sala de cinema, e o Palco Móvel, adaptado como palco para apresentações teatrais – já percorreram milhares de quilômetros por todo o país levando diversão, entretenimento e informação sobre sustentabilidade a crianças e adultos por meio do projeto Conexão Sustentável Alcoa.

No Palco Móvel, uma grande arena itinerante é capaz de receber confortavelmente até 250 pessoas, para oferecer uma programação de espetáculos teatrais, oficinas de reciclagem e a disponibilização de tablets para as crianças brincarem com jogos eletrônicos educativos.

A 2ª parte do projeto visita comunidades remotas do estado do Pará, para apresentar sessões de cinema no Cine Móvel. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

“Queremos gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua e este projeto dissemina conceitos de uma forma inovadora, para esta e as futuras gerações”, destaca a gerente de Programas do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi.

As emissões de carbono geradas nos deslocamentos e em todas as atividades do projeto são neutralizadas através de uma parceria com empresa especializada, que faz o inventário das emissões e as compensações com investimentos em projetos ambientais certificados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Nos três primeiros anos de estrada, o Conexão Sustentável Alcoa teve um público direto de 110 mil pessoas, principalmente estudantes da rede pública de ensino. As atrações já visitaram 33 cidades de 12 estados Brasileiros.

O projeto de cinema foi lançado para levar cultura, informações sobre conservação ambiental e entretenimento a diferentes públicos.

O Cine Móvel visitou seis estados levando uma programação voltada ao público universitário. A seleção de atrações incluiu filmes e documentários sobre temas como preservação da água, biodiversidade, energia, aquecimento global, consumo consciente e manejo de resíduos. A programação também trouxe palestras e disponibilizou tablets que traziam conteúdo interativo sobre temas relevantes ao público.

O Cinemóvel, um caminhão com a carroceria convertida em sala de cinema, estacionou nos pátios de importantes universidades do país.

UFOPA – Santarém/PA
UFPA – Belém/PA
UEMA e UFMA São – Luís/MA
UPE e EFPE - Recife/PE
UFOP - Ouro Preto/MG
UFLA - Lavras/MG
PUC MG - Poços de Caldas/MG
UNIFEI - Itajubá/MG
FEI e UFABC - São Bernardo do Campo/SP
UFSCAR - São Carlos/SP
UFSC - Florianópolis/SC
UNISUL - Tubarão/SC

O Conexão Sustentável Alcoa Universidades é aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

O projeto rodou estradas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro, passando por locais de parada para descanso de caminhoneiros e levando informação e entretenimento a este público, que muitas vezes não têm facilidade de acesso a bens culturais.

Durante o dia foram apresentados documentários que abordaram o tema sustentabilidade. E a noite, a exibição de grandes sucessos do cinema.

O projeto ofereceu aos caminhoneiros, motoristas e colaboradores das paradas, um espaço agradável para que pudessem descansar, e ao mesmo tempo tivessem entretenimento e acesso à informação de qualidade.

Para facilitar o acesso dos caminhoneiros ao projeto, foi feita uma parceria com o aplicativo TruckPad, ferramenta que mostra fretes disponíveis na região por onde o veículo está transitando e é usado por mais de 100 mil motoristas do País. Os usuários receberam no celular, informações sobre a atração quando estiveram próximos de um dos pontos de parada do Rodas Sustentáveis Alcoa.

O Rodas Sustentáveis Alcoa distribuiu aos participantes cartilhas educativas, brindes e promoveu palestras. Os motoristas também puderam utilizar tablets com conteúdo interativo. A iniciativa dá continuidade e complementa o Conexão Sustentável Alcoa, lançado em 2015 e que já levou apresentações teatrais gratuitas para milhares de pessoas.

A bordo de um caminhão transformado em palco para espetáculos teatrais e sessões de cinema gratuitos, o Projeto Cultura & Sustentabilidade Blount apresentou em duas edições, uma mistura de diversão, arte e lições de sustentabilidade para mais de 12.000 crianças dos municípios de Colombo e Araucária no Paraná. Além da programação cultural, o projeto inclui oficinas de reciclagem e palestras sobre preservação do meio ambiente. A mostra itinerante tem apoio da Blount, empresa fabricante de equipamentos para as áreas florestal e agrícola.

As oficinas de reciclagem e as palestras de conscientização foram ministradas pelo artista plástico paranaense Rogério Aquino. Nas palestras abordaram assuntos relevantes sobre a vida e o meio ambiente. O objetivo é conscientizar o público sobre os efeitos que as nossas escolhas têm não só na nossa casa, cidade, mas em todo o planeta. Para as oficinas, os alunos usaram a criatividade na elaboração de objetos (vasos de flor, puffs e porta-trecos) com a reutilização de embalagens pet, caixas de leite, jornal, fios de telefone, entre outros. Os participantes das oficinas são incentivados a pensar em meios de reutilizar outros materiais em suas casas.

O Projeto Cultura & Sustentabilidade, que tem apoio da CMOC International Brasil, companhia chinesa que opera na área de commodities (nióbio e manganês) no País, pegou a estrada para levar entretenimento, cultura e lições de sustentabilidade para duas cidades de Goiás – Catalão e Ouvidor.

A programação apresentou duas Companhias que se revezam para trazer temas relacionados á sustentabilidade, respeito e a preservação ambiental. Além da atração cultural, o público participou de oficinas de reciclagem de garrafas pet e palestras sobre consumo consciente e solução dos problemas relacionados com o lixo. Participaram da 1ª edição do projeto, 6.500 pessoas, a maior parte, eram crianças da rede pública de ensino.

Criado com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e estimular a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente, o projeto Imerys Cultura e Sustentabilidade levou espetáculos teatrais, exibição de filmes, oficinas e palestras relacionados a conscientização ambiental de forma gratuita a comunidades de dois municípios do estado do Pará: Barcarena e Ipixuna do Pará.

O projeto foi realizado em 2 etapas, nos meses de julho e setembro de 2017, visitando diversas comunidades para levar cultura e inclusão.

Na execução do projeto foram utilizados dois equipamentos, a Arena Palco Móvel com estrutura para receber até 250 pessoas por espetáculo, onde companhias teatrais conquistaram a plateia formada por crianças e jovens de todas as idades, usando muita interatividade e bom humor.

As vilas mais isoladas, receberam a visita da Sala Brasil, uma unidade móvel adaptada para funcionar como palco teatral e cinema itinerante, o veículo causou nos moradores de comunidades remotas dos dois municípios um misto de encantamento e curiosidade.

O projeto Imerys Cultura e Sustentabilidade é uma experiência singular, possibilitando o contato dos participantes com um conjunto de atividades que sensibiliza suas vidas.

O projeto Cultura e Sustentabilidade pegou a estrada com patrocínio da Yamana Gold, para espalhar cultura pelos estados de Goiás e Bahia. A alegria da plateia ficou sob a responsabilidade de duas grandes companhias teatrais: Os Saltimbancos da Casa do Bispo e o Circo Fool, que contam com artistas especializados em levar cultura, diversão e conhecimento para plantar a semente da sustentabilidade nos espectadores.

As cidades de Alto Horizonte/GO e Jacobina/BA receberam a estrutura itinerante do projeto, que integra um caminhão palco e arena para acomodar confortavelmente a plateia.

Foram duas semanas de muitas atividades, a iniciativa promoveu 23 apresentações teatrais, 2 oficinas sobre reciclagem, 2 palestras de conscientização e 1 sessão de noturna de cinema, e teve a participação de mais de 5 mil pessoas.

O Cultura e Sustentabilidade está na 4ª edição, e recebe amplo apoio das secretarias de educação e cultura das cidades alcançadas, que colaboram com a logística, produção e o agendamento dos alunos da rede pública de ensino e participantes de projetos sociais.

A sustentabilidade é a bandeira do projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura.

descentralização da cultura

Conexão Sustentável leva atividades culturais e educativas para diversas comunidades carentes em todo o Brasil, compartilhando conhecimento e ampliando o acesso a informações sobre sustentabilidade e educação ambiental.

Através de peças teatrais, exibição de filmes, palestras, oficinas artísticas e interface com conteúdo digital, crianças e adultos ampliaram suas visões de mundo e adquiriram mais consciência sobre a importância que a sustentabilidade tem no cotidiano de todos nós. As oficinas, mostra de filmes e documentários, rodas de conversas e outras intervenções, têm o objetivo impactar positivamente comunidades visitadas.

Descentralização da Cultura
Peças Teatrais Temáticas

peças teatrais temáticas

Conexão Sustentável leva para as comunidades mais distantes apresentações de peças teatrais temáticas sobre educação ambiental unindo conscientização e entretenimento. Os temas abordados nas apresentações objetivam envolver, informar e mobilizar a comunidade para que a mensagem seja passada a diante. O projeto já soma mais de 360 apresentações teatrais, sempre com plateia lotada.

O Palco Móvel possui uma estrutura completa e confortável para que grupos teatrais se apresentem com profissionalismo e emoção e a plateia tenha a oportunidade de acompanhar um espetáculo de qualidade. As peças apresentadas no Conexão Sustentável são espetáculos apropriados para crianças, jovens e adultos, sempre respeitando e interagindo com as manifestações culturais características de cada região da cidade.

oficinas de sustentabilidade

As oficinas de sustentabilidade oferecidas pelo projeto Conexão Sustentável abordam temas como reciclagem, sustentabilidade, preservação ambiental e muito mais, sempre promovendo o acesso a cultura e a sustentabilidade e contribuindo para o fortalecimento do conhecimento de diversas comunidades.

As oficinas de sustentabilidade do Conexão Sustentável acontecem na Arena Palco Móvel , um espaço confortável preparado para receber crianças e adultos. As atividades unem recreação e educação ambiental como, por exemplo, reciclagem de embalagens pet e Tetra Pak no cultivo de horta orgânica ou na oficina Palhaço Sustentável, onde os participantes confeccionam peças para o figurino de palhaços a partir de materiais recicláveis.

Oficinas de Sustentabilidade
Cinema e Auditório Móvel

cinema e auditório móvel

Conexão Sustentável conta com duas estruturas adaptadas para toda a programação: Cine Móvel e o Palco Móvel. Ambas as estruturas são adaptadas para percorrer milhares de quilômetros, levando educação ambiental e entretenimento para os mais variados públicos, como universitários, comunidades rurais e indígenas, caminhoneiros e motoristas em geral.

O Cine Móvel é uma sala de cinema e palestras adequada para mostras de filmes e documentários e apresentações. São 32 poltronas, tela de 120 polegadas, ambiente climatizado, iluminação de alta qualidade, rampa de acesso e acomodação para cadeirantes. Já o Palco Móvel é uma estrutura de palco e arena para apresentações teatrais, palestras, workshops, oficinas e muito mais.

inclusão digital

A tecnologia é uma grande aliada na missão de democratizar a educação ambiental. A inclusão digital é um dos pilares sociais do projeto Conexão Sustentável. São utilizados diversos tablets munidos com games educativos e ecológicos, fazendo a ponte entre as pessoas as novas gerações que aprendem de forma lúdica a repensar o seu papel diante do cenário ambiental atual.

A educação ambiental mediada por dispositivos móveis promove o acesso à cultura e a sustentabilidade, levando mais conhecimento para crianças e jovens de comunidades em todo o país. A inclusão digital desperta para a possibilidade de aprendizado fora da sala de aula e do uso da tecnologia como ferramenta na busca por mais conhecimento.

Inclusão Digital
Palestras e Workshops

palestras e workshops

O Palco Móvel é o espaço perfeito para a promoção de palestras e debates voltados para a educação ambiental. Temas como sustentabilidade, reutilização, reuso, reciclagem e consciência ambiental, são abordados e forma lúdica e educativa para despertar a comunidade para a importância e urgência de trazer questões ambientais para o dia a dia de todos.

As oficinas e outras intervenções objetivam descentralizar a informação e levar mais conhecimento, diversão e oportunidades de acesso à cultura e a inclusão digital, para muitas comunidades. Desejamos que o conhecimento adquirido nas atividades, faça parte da rotina de todos. Impactar positivamente as comunidades e deixar um legado é um dos pilares do Conexão Sustentável.

cartilhas educativas

Cartilhas educativas são distribuídas gratuitamente durante a passagem do Cine Móvel e do Palco Móvel do projeto Conexão Sustentável. Incentivar a leitura é uma forma de propagar e difundir as lições aprendidas sobre o meio ambiente e sustentabilidade.

O material é desenvolvido para ajudar a despertar a consciência de crianças e jovens sobre a importância da preservação recursos ambientais, do meio ambiente e aponta que podemos fazer a diferença nas nossas ações rotineiras. O material educativo ajuda ainda a propagar mensagens que as crianças levarão para casa e para o seu núcleo familiar e afetarão diretamente a qualidade de vida das comunidades visitadas.

cartilhas educativas