Aguarde...
Gira Brasil

Desde 2009, o projeto Gira Brasil leva cultura e entretenimento a comunidades do interior do Brasil, exibindo filmes selecionados em uma estrutura especialmente criada para funcionar como um cinema sobre rodas: o Cine Móvel.

A mostra itinerante de cinema é aprovada pelo Ministério da Cultura via artigo no 18 da Lei Rouanet, que permite as empresas deduzirem o valor investido no patrocínio do seu Imposto de Renda.

O projeto Gira Brasil é realizado com sucesso há mais de 9 anos e já visitou 530 cidades de 19 estados brasileiros, realizou mais de 6.395 sessões de cinema, beneficiando mais de 176.754 pessoas.

O Gira Brasil promove para muitas pessoas, principalmente crianças, o primeiro contato com o a experiência sensorial do cinema, que inclui a sala escura, ambiente climatizado, tela grande e som digital, democratizando o acesso à cultura e incentivando a criação de plateias.

 

Desde 2010, o Cinemóvel John Deere leva a alegria e o encantamento do cinema à públicos de regiões periféricas do país, proporcionando entretenimento de qualidade às comunidades visitadas.

A mostra recebe o patrocínio da Fundação John Deere, por ir de encontro aos interesses e valores institucionais da multinacional e seus concessionários.

Durante a programação são realizadas cerca de 4 sessões diárias gratuitas de cinema.

Em 8 anos, o projeto já atendeu 80 mil espectadores e cumpri a missão de romper fronteiras e desbravar novos territórios, por percorrer mais de 250 cidades em 12 estados brasileiros, e contribuir como forte instrumento de atuação social, por levar arte a regiões longínquas do Brasil, muitas delas, comunidades rurais sem nenhum entretenimento e acesso a cultura.

O projeto incentiva a cultura brasileira através da exibição de grandes produções nacionais, levamos cultura e informação às comunidades visitadas. A mostra recebeu patrocínio da FMC Agricultural Products através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura em três edições.

O Circuito FMC de Cinema percorreu a Região Sul onde visitou 60 cidades nos estados São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, levando produções cinematográficas nacionais á públicos de regiões periféricas como escolas da rede pública de ensino e grupos de 3ª idade, reunindo um público superior a 15 mil pessoas.

O Cine Energia está na 4ª. Edição, o projeto levou alegria e entretenimento do cinema na boleia de um caminhão para as mais diversas realidades no interior do estado de Santa Catarina, percorrendo regiões de difícil acesso, como comunidades rurais, onde o acesso a cultura e ao entretenimento é raro.

Acreditando na importância de oferecer cultura e arte às pessoas, o Projeto levou o cinema ao encontro 7.500 espectadores, e cumpriu sua premissa mais importante, de fazer com que crianças e até adultos vivenciassem a experiência de estar numa sala de cinema. Na plateia, alunos de escolas públicas, creches e APAEs e grupos de idosos O módulo do projeto teve o patrocínio da Enercan - Campos Novos Energia S/A, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

O Circuito recebeu o patrocínio da SCGÁS, durante cinco anos consecutivos, por ir de encontro aos interesses e valores institucionais da empresa. O histórico conquistado pelo Circuito SCGÁS de Cinema nas Comunidades, reforça sua importância e reconhecimento junto ao público das cidades de pequeno porte e comunidades rurais do interior Catarinense, consagrando-se um projeto maduro e de continuidade da empresa em suas regiões de interesse.

Nas 5 edições, o projeto foi recebido com excelente aceitação nas 63 cidades catarinenses que visitou, exibindo 668 sessões de cinema e reunindo 18.000 espectadores em mais uma demonstração de sintonia entre o público e a sétima arte.

Exibição gratuita de filmes sobre a diversidade, sendo a maior parte das sessões voltadas ao público infantil, principalmente alunos do ensino fundamental de escolas públicas, mas há na programação opções de filmes indicados para jovens com mais de 12 anos, plateia mais comum nas sessões noturnas.

Em 2017, a atração percorre 22 cidades de oito estados: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas. Antes da exibição dos filmes, os educadores recebem uma cartilha educativa que sugere atividades que podem ser usadas pelos professores em sala de aula, antes e após as sessões de cinema, reforçando os temas de respeito e valorização das pessoas e de sua diversidade.

Nas três edições, o Cinemóvel Carrefour passou por quase 40 cidades e realizou mais de 600 sessões de cinema.

O Cine Cultural WestRock está na sua terceira edição, levando entretenimento e cultura para mais de 5.400 crianças da rede pública de ensino, a iniciativa já garantiu a oferta gratuita de 188 sessões de cinema a crianças de 6 municípios dos estados do Paraná e Santa Catarina, onde a comunidade escolar recebe com animação o Cinemóvel da WestRock.

A sala de cinema itinerante tem a vantagem de chegar as comunidades rurais, para atender crianças que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar uma sala de cinema.

A exibição de um bom filme com pipoca, garante aos expectadores diversão e aprendizado por meio da arte, essa é a receita de sucesso do Cine Cultural WestRock.

O projeto faz parte do Gira Brasil, e tem o apoio da WestRock - empresa fruto da fusão entre a RockTenn e MWV, grupo o qual a Rigesa fazia parte até então - uma das maiores fornecedoras globais de soluções em papel e embalagens de papelão ondulado.

O projeto “Mostra Olé de Cinema” é um cinema itinerante dentro de um caminhão, que leva entretenimento e aprendizado de forma gratuita para crianças e adultos.

Em sua primeira edição, o Cinemóvel viajou pelo Sul do Brasil apresentando uma programação especial de filmes, escolhidos para estimular reflexões sobre o valor da amizade, do respeito e da vida.

Com estreia em 2018, a Mostra Olé de Cinema resumiu a alegria e a emoção de levar uma verdadeira sala de cinema a escolas, praças e comunidades de diversos pontos do País.

O projeto percorreu 8 cidades nos 3 estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, oferecendo 70 sessões de cinema e beneficiando cerca de 2.014 pessoas, sendo um sucesso de público em todas as exibições.

A Mostra recebe o patrocínio da empresa Olé Consignado, e faz parte do Gira Brasil, projeto itinerante de cinema aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

sétima arte para todo o brasil

Gira Brasil visita diversas cidades brasileiras facilitando acesso do público a magia do cinema. O projeto já visitou municípios do interior, periferias das grandes cidades e as áreas mais remotas, como comunidades rurais e indígenas. O projeto também pode ser customizado e direcionado a um determinado público alvo: universitários, caminhoneiros, clientes, funcionários, profissionais liberais e outros.

Unir informação e diversão, além de democratizar o acesso à cultura através de uma programação diversificada dirigida a todas as faixas etárias, é um dos pilares do projeto Gira Brasil. Objetivamos envolver e incentivar a plateia a refletir através do filmes e documentários exibidos, deixando uma marca positiva nas diversas comunidades visitadas.

Sétima arte ara todo o brasil
Cine Móvel e Estrutura

cine móvel

O Cine Móvel é uma sala de cinema preparada para receber diversos públicos que acomoda até 32 pessoas em um ambiente climatizado com som e imagem digital de alta qualidade e rampa de acesso e uma ambientação que remete as tradicionais salas de cinema com poltronas vermelhas. O Cine Móvel pode ser personalizado com a programação visual e a marca patrocinadora da ação.

Tudo dentro do Cine Móvel é pensado para receber bem a plateia. A rápida montagem e desmontagem da estrutura e seu tamanho compacto, permite que o Cine Móvel chegue a regiões de difícil acesso, como comunidades rurais e populações distantes dos centros urbanos, onde a oferta de atrações culturais é escassa.

acessibilidade e inclusão

Todas as sessões de cinema promovidas pelo Gira Brasil são gratuitas e abertas ao público. Em todas as regiões do país, crianças, jovens, adultos e idosos, têm a oportunidade de assistir e se encantar com a sétima arte. Um movimento para democratizar a acesso à cultura, ampliar visão crítica do mundo gerando reflexões, e incentivar a criação de plateias.

Para a maior parte do público, principalmente para as crianças, as sessões do Gira Brasil oferecem o primeiro contato com o cinema, durante a visita os expectadores são recebidos por um lanterninha. Os filmes abrem espaço discussões educativas e são indicados para todas as faixas etárias. As sessões são 100% acessíveis para portadores de necessidades especiais.

Acessibilidade e Inclusão

filmes educativos e temáticos

A programação de filmes exibidos pelo Gira Brasil contempla filmes de sucesso nos circuitos comerciais, exibidos dentro de padrões excelentes de qualidade de som, imagem e conforto. Através das histórias contadas na tela existe a possibilidade de debater conteúdos pedagógicos de conscientização sobre temas fundamentais para o bem-estar e desenvolvimento humano como: inclusão, nutrição, hábitos saudáveis, práticas de preservação ambiental e muito mais.

No Cine Móvel transportamos, além de cultura e diversão, lições de aceitação das diferenças, valorização da diversidade, educação ambiental e muito mais. A rigorosa seleção de filmes é diversificada com conteúdos dirigidos a todas as faixas etárias, a fim de democratizar o acesso à cultura, sem perder de vista à diversão e a alegria.

Filmes Educativos e Temáticos