Aguarde...
Projetos Culturais

Veja os eventos que já realizamos!

Gira Brasil

Desde 2010, o Cinemóvel John Deere leva a alegria e o encantamento do cinema à públicos de regiões periféricas do país, proporcionando entretenimento de qualidade às comunidades visitadas.

A mostra recebe o patrocínio da Fundação John Deere, por ir de encontro aos interesses e valores institucionais da multinacional e seus concessionários.

Durante a programação são realizadas cerca de 4 sessões diárias gratuitas de cinema.

Em 8 anos, o projeto já atendeu 80 mil espectadores e cumpri a missão de romper fronteiras e desbravar novos territórios, por percorrer mais de 250 cidades em 12 estados brasileiros, e contribuir como forte instrumento de atuação social, por levar arte a regiões longínquas do Brasil, muitas delas, comunidades rurais sem nenhum entretenimento e acesso a cultura.

O projeto incentiva a cultura brasileira através da exibição de grandes produções nacionais, levamos cultura e informação às comunidades visitadas. A mostra recebeu patrocínio da FMC Agricultural Products através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura em três edições.

O Circuito FMC de Cinema percorreu a Região Sul onde visitou 60 cidades nos estados São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, levando produções cinematográficas nacionais á públicos de regiões periféricas como escolas da rede pública de ensino e grupos de 3ª idade, reunindo um público superior a 15 mil pessoas.

O Cine Energia está na 4ª. Edição, o projeto levou alegria e entretenimento do cinema na boleia de um caminhão para as mais diversas realidades no interior do estado de Santa Catarina, percorrendo regiões de difícil acesso, como comunidades rurais, onde o acesso a cultura e ao entretenimento é raro.

Acreditando na importância de oferecer cultura e arte às pessoas, o Projeto levou o cinema ao encontro 7.500 espectadores, e cumpriu sua premissa mais importante, de fazer com que crianças e até adultos vivenciassem a experiência de estar numa sala de cinema. Na plateia, alunos de escolas públicas, creches e APAEs e grupos de idosos O módulo do projeto teve o patrocínio da Enercan - Campos Novos Energia S/A, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

O Circuito recebeu o patrocínio da SCGÁS, durante cinco anos consecutivos, por ir de encontro aos interesses e valores institucionais da empresa. O histórico conquistado pelo Circuito SCGÁS de Cinema nas Comunidades, reforça sua importância e reconhecimento junto ao público das cidades de pequeno porte e comunidades rurais do interior Catarinense, consagrando-se um projeto maduro e de continuidade da empresa em suas regiões de interesse.

Nas 5 edições, o projeto foi recebido com excelente aceitação nas 63 cidades catarinenses que visitou, exibindo 668 sessões de cinema e reunindo 18.000 espectadores em mais uma demonstração de sintonia entre o público e a sétima arte.

Exibição gratuita de filmes sobre a diversidade, sendo a maior parte das sessões voltadas ao público infantil, principalmente alunos do ensino fundamental de escolas públicas, mas há na programação opções de filmes indicados para jovens com mais de 12 anos, plateia mais comum nas sessões noturnas.

Em 2017, a atração percorre 22 cidades de oito estados: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas. Antes da exibição dos filmes, os educadores recebem uma cartilha educativa que sugere atividades que podem ser usadas pelos professores em sala de aula, antes e após as sessões de cinema, reforçando os temas de respeito e valorização das pessoas e de sua diversidade.

Nas três edições, o Cinemóvel Carrefour passou por quase 40 cidades e realizou mais de 600 sessões de cinema.

O Cine Cultural WestRock está na sua terceira edição, levando entretenimento e cultura para mais de 5.400 crianças da rede pública de ensino, a iniciativa já garantiu a oferta gratuita de 188 sessões de cinema a crianças de 6 municípios dos estados do Paraná e Santa Catarina, onde a comunidade escolar recebe com animação o Cinemóvel da WestRock.

A sala de cinema itinerante tem a vantagem de chegar as comunidades rurais, para atender crianças que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar uma sala de cinema.

A exibição de um bom filme com pipoca, garante aos expectadores diversão e aprendizado por meio da arte, essa é a receita de sucesso do Cine Cultural WestRock.

O projeto faz parte do Gira Brasil, e tem o apoio da WestRock - empresa fruto da fusão entre a RockTenn e MWV, grupo o qual a Rigesa fazia parte até então - uma das maiores fornecedoras globais de soluções em papel e embalagens de papelão ondulado.

O projeto “Mostra Olé de Cinema” é um cinema itinerante dentro de um caminhão, que leva entretenimento e aprendizado de forma gratuita para crianças e adultos.

Em sua primeira edição, o Cinemóvel viajou pelo Sul do Brasil apresentando uma programação especial de filmes, escolhidos para estimular reflexões sobre o valor da amizade, do respeito e da vida.

Com estreia em 2018, a Mostra Olé de Cinema resumiu a alegria e a emoção de levar uma verdadeira sala de cinema a escolas, praças e comunidades de diversos pontos do País.

O projeto percorreu 8 cidades nos 3 estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, oferecendo 70 sessões de cinema e beneficiando cerca de 2.014 pessoas, sendo um sucesso de público em todas as exibições.

A Mostra recebe o patrocínio da empresa Olé Consignado, e faz parte do Gira Brasil, projeto itinerante de cinema aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Conexão Sustentável

Lançado em 2015, o projeto itinerante Conexão Sustentável Alcoa pega a estrada pela quarta vez em 2018, e promete transportar novamente cultura e sustentabilidade, ao levar entretenimento as plateias de todo país. Dois caminhões – o Cine Móvel, com a carroceria convertida em sala de cinema, e o Palco Móvel, adaptado como palco para apresentações teatrais – já percorreram milhares de quilômetros por todo o país levando diversão, entretenimento e informação sobre sustentabilidade a crianças e adultos por meio do projeto Conexão Sustentável Alcoa.

No Palco Móvel, uma grande arena itinerante é capaz de receber confortavelmente até 250 pessoas, para oferecer uma programação de espetáculos teatrais, oficinas de reciclagem e a disponibilização de tablets para as crianças brincarem com jogos eletrônicos educativos.

A 2ª parte do projeto visita comunidades remotas do estado do Pará, para apresentar sessões de cinema no Cine Móvel. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

“Queremos gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua e este projeto dissemina conceitos de uma forma inovadora, para esta e as futuras gerações”, destaca a gerente de Programas do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi.

As emissões de carbono geradas nos deslocamentos e em todas as atividades do projeto são neutralizadas através de uma parceria com empresa especializada, que faz o inventário das emissões e as compensações com investimentos em projetos ambientais certificados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Nos três primeiros anos de estrada, o Conexão Sustentável Alcoa teve um público direto de 110 mil pessoas, principalmente estudantes da rede pública de ensino. As atrações já visitaram 33 cidades de 12 estados Brasileiros.

O projeto de cinema foi lançado para levar cultura, informações sobre conservação ambiental e entretenimento a diferentes públicos.

O Cine Móvel visitou seis estados levando uma programação voltada ao público universitário. A seleção de atrações incluiu filmes e documentários sobre temas como preservação da água, biodiversidade, energia, aquecimento global, consumo consciente e manejo de resíduos. A programação também trouxe palestras e disponibilizou tablets que traziam conteúdo interativo sobre temas relevantes ao público.

O Cinemóvel, um caminhão com a carroceria convertida em sala de cinema, estacionou nos pátios de importantes universidades do país.

UFOPA – Santarém/PA
UFPA – Belém/PA
UEMA e UFMA São – Luís/MA
UPE e EFPE - Recife/PE
UFOP - Ouro Preto/MG
UFLA - Lavras/MG
PUC MG - Poços de Caldas/MG
UNIFEI - Itajubá/MG
FEI e UFABC - São Bernardo do Campo/SP
UFSCAR - São Carlos/SP
UFSC - Florianópolis/SC
UNISUL - Tubarão/SC

O Conexão Sustentável Alcoa Universidades é aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

O projeto rodou estradas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro, passando por locais de parada para descanso de caminhoneiros e levando informação e entretenimento a este público, que muitas vezes não têm facilidade de acesso a bens culturais.

Durante o dia foram apresentados documentários que abordaram o tema sustentabilidade. E a noite, a exibição de grandes sucessos do cinema.

O projeto ofereceu aos caminhoneiros, motoristas e colaboradores das paradas, um espaço agradável para que pudessem descansar, e ao mesmo tempo tivessem entretenimento e acesso à informação de qualidade.

Para facilitar o acesso dos caminhoneiros ao projeto, foi feita uma parceria com o aplicativo TruckPad, ferramenta que mostra fretes disponíveis na região por onde o veículo está transitando e é usado por mais de 100 mil motoristas do País. Os usuários receberam no celular, informações sobre a atração quando estiveram próximos de um dos pontos de parada do Rodas Sustentáveis Alcoa.

O Rodas Sustentáveis Alcoa distribuiu aos participantes cartilhas educativas, brindes e promoveu palestras. Os motoristas também puderam utilizar tablets com conteúdo interativo. A iniciativa dá continuidade e complementa o Conexão Sustentável Alcoa, lançado em 2015 e que já levou apresentações teatrais gratuitas para milhares de pessoas.

A bordo de um caminhão transformado em palco para espetáculos teatrais e sessões de cinema gratuitos, o Projeto Cultura & Sustentabilidade Blount apresentou em duas edições, uma mistura de diversão, arte e lições de sustentabilidade para mais de 12.000 crianças dos municípios de Colombo e Araucária no Paraná. Além da programação cultural, o projeto inclui oficinas de reciclagem e palestras sobre preservação do meio ambiente. A mostra itinerante tem apoio da Blount, empresa fabricante de equipamentos para as áreas florestal e agrícola.

As oficinas de reciclagem e as palestras de conscientização foram ministradas pelo artista plástico paranaense Rogério Aquino. Nas palestras abordaram assuntos relevantes sobre a vida e o meio ambiente. O objetivo é conscientizar o público sobre os efeitos que as nossas escolhas têm não só na nossa casa, cidade, mas em todo o planeta. Para as oficinas, os alunos usaram a criatividade na elaboração de objetos (vasos de flor, puffs e porta-trecos) com a reutilização de embalagens pet, caixas de leite, jornal, fios de telefone, entre outros. Os participantes das oficinas são incentivados a pensar em meios de reutilizar outros materiais em suas casas.

O Projeto Cultura & Sustentabilidade, que tem apoio da CMOC International Brasil, companhia chinesa que opera na área de commodities (nióbio e manganês) no País, pegou a estrada para levar entretenimento, cultura e lições de sustentabilidade para duas cidades de Goiás – Catalão e Ouvidor.

A programação apresentou duas Companhias que se revezam para trazer temas relacionados á sustentabilidade, respeito e a preservação ambiental. Além da atração cultural, o público participou de oficinas de reciclagem de garrafas pet e palestras sobre consumo consciente e solução dos problemas relacionados com o lixo. Participaram da 1ª edição do projeto, 6.500 pessoas, a maior parte, eram crianças da rede pública de ensino.

Criado com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e estimular a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente, o projeto Imerys Cultura e Sustentabilidade levou espetáculos teatrais, exibição de filmes, oficinas e palestras relacionados a conscientização ambiental de forma gratuita a comunidades de dois municípios do estado do Pará: Barcarena e Ipixuna do Pará.

O projeto foi realizado em 2 etapas, nos meses de julho e setembro de 2017, visitando diversas comunidades para levar cultura e inclusão.

Na execução do projeto foram utilizados dois equipamentos, a Arena Palco Móvel com estrutura para receber até 250 pessoas por espetáculo, onde companhias teatrais conquistaram a plateia formada por crianças e jovens de todas as idades, usando muita interatividade e bom humor.

As vilas mais isoladas, receberam a visita da Sala Brasil, uma unidade móvel adaptada para funcionar como palco teatral e cinema itinerante, o veículo causou nos moradores de comunidades remotas dos dois municípios um misto de encantamento e curiosidade.

O projeto Imerys Cultura e Sustentabilidade é uma experiência singular, possibilitando o contato dos participantes com um conjunto de atividades que sensibiliza suas vidas.

O projeto Cultura e Sustentabilidade pegou a estrada com patrocínio da Yamana Gold, para espalhar cultura pelos estados de Goiás e Bahia. A alegria da plateia ficou sob a responsabilidade de duas grandes companhias teatrais: Os Saltimbancos da Casa do Bispo e o Circo Fool, que contam com artistas especializados em levar cultura, diversão e conhecimento para plantar a semente da sustentabilidade nos espectadores.

As cidades de Alto Horizonte/GO e Jacobina/BA receberam a estrutura itinerante do projeto, que integra um caminhão palco e arena para acomodar confortavelmente a plateia.

Foram duas semanas de muitas atividades, a iniciativa promoveu 23 apresentações teatrais, 2 oficinas sobre reciclagem, 2 palestras de conscientização e 1 sessão de noturna de cinema, e teve a participação de mais de 5 mil pessoas.

O Cultura e Sustentabilidade está na 4ª edição, e recebe amplo apoio das secretarias de educação e cultura das cidades alcançadas, que colaboram com a logística, produção e o agendamento dos alunos da rede pública de ensino e participantes de projetos sociais.

A sustentabilidade é a bandeira do projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura.

Conexão Cultural

O Conexão Cultural Tigre/ICRH leva a alegria do teatro e do cinema para as mais diversas realidades do país na boleia de dois caminhões Palco Móvel e Cine Móvel. São dois projetos, de teatro e de cinema que tem a versatilidade como diferencial, por agregar temas de interesse do cliente ou comunidade em diversas edições.

Palco Móvel – Conexão Cultural Tigre/ICRH chega à décima edição e leva cultura a cinco estados Brasileiros. O projeto conta com a participação de Grupos Teatrais e exibições de filmes em praças públicas, fortalecendo identidade cultural da região visitada. Toda a programação é aberta ao público e gratuita.

Em março de 2008, quando se aglomeraram de pé diante do palco do Conexão Cultural Tigre/ICRH, as dezenas de crianças que acompanharam as primeiras apresentações teatrais do projeto não sabiam, mas faziam parte do capítulo inicial de uma história de sucesso.

Em dez edições, a iniciativa já alcançou mais de 170 mil pessoas. O projeto já percorreu seis municípios dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Bahia e Pernambuco.

Ao longo dos anos a infraestrutura do projeto cresceu. Além de palco e camarins para os artistas, hoje o projeto conta com cadeiras para todo o público e uma arena coberta, própria para garantir o conforto da plateia em dias de sol ou chuva.

Cine Móvel - Conexão Cultural Tigre/ICRH exibe filmes nacionais gratuitamente a bordo de um caminhão. O projeto Cine Móvel - Conexão Cultural Tigre/ICRH já promoveu mais de 2.000 sessões gratuitas de cinema em seis anos de realização.

Nesse período visitou 142 cidades dos estados de SC, RN, PB, PE, AL, SE, BA, MG, SP, PR e RS. A intenção do projeto é levar aos mais diferentes locais do país produções nacionais de qualidade, que atraíram grandes plateias às salas de cinema.

Vitrine Cultural & Gastrônomica

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura o projeto recebe o patrocínio da Urbano Alimentos e Gomes da Costa. Em sua quarta edição, o Vitrine Cultural & Gastronômica alcançou diretamente mais de 33 mil pessoas.

Artistas de companhias teatrais no palco, milhares de crianças e adultos na plateia, textos divertidos e emocionantes, sessões de cinema, uma estrutura especialmente montada para garantir o conforto de todos e a democratização do acesso à cultura.

O projeto itinerante já aconteceu nas cidades de Jaraguá do Sul, Itajaí, Navegantes e Barra Velha. Tudo gratuito e aberto ao público.

O Vitrine Cultura & Gastronômica ocorre no Palco Móvel, uma estrutura itinerante que inclui palco, tenda para a plateia e camarins para os artistas.

Com uma programação repleta de cultura e entretenimento, o projeto Vitrine Cultural Marisol percorreu os estados de Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul trazendo diversão e encantamento para 7.000 espectadores de todas as idades em apresentações teatrais e sessões de cinema, todas gratuitas e abertas ao público.

Nos intervalos dos espetáculos, uma trupe de palhaços esteve encarregada de animar o público com suas peripécias. Já à noite, foi á vez do cinema, uma grande tela exibiu filmes nacionais de sucesso.

A primeira edição do projeto Vitrine Cultural & Gastronômica Itambé aconteceu em terras mineiras, no período de 11 a 29 de outubro. O projeto passou por Belo Horizonte, visitando parques de diferentes pontos da cidade, com uma programação inteiramente gratuita que incluiu peças de teatro, workshops de gastronomia - com chef de cozinha profissional e oficinas para a criançada aprender truques da culinária e receber orientações sobre os benefícios de uma boa alimentação.

Aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à Cultura o projeto recebe o patrocínio da Itambé Alimentos S.A. A companhia teatral responsável pelas apresentações nessas três semanas de projeto foi a Cia Circo Fool, com “Palhaçadas na Cozinha”, na peça, os artistas utilizam a arte dos palhaços e muita descontração para abordar de forma lúdica e divertida a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas, reforçando o valor da amizade.

As cidades de Celso Ramos e Abdon Batista em Santa Catarina receberam o Projeto Vitrine Cultural & Gastronômica nos dias 07 a 15 de novembro. A iniciativa levou espetáculos teatrais, cinema e oficinas gastronômicas gratuitamente para os dois munícipios durante este período. O projeto é aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S/A.

Duas companhias teatrais foram selecionadas para divertir o público, o grupo Mamulengo Fuzuê, de Brasília com a peça “Benedito, Abençoado e Bendizido”, e de São Paulo a CiaTeatro do Grande Urso Navegante com o espetáculo “A Pipa e a Flor”. As atividades gastronômicas foram realizadas no período vespertino e noturno. No período da tarde a “oficina Kids” ensinava truques da cozinha para a criançada, além de disseminar orientações sobre as vantagens da alimentação saudável. No período noturno, voltado para o público adulto, o “workshop de gastronomia” com orientação de preparo de alimentos.

Projeto de democratização e difusão da cultura, o Vitrine Cultural & Gastronômica Stoller foi realizado no período de 23 a 25 de novembro. Os moradores da cidade paulista de Cosmópolis puderam acompanhar de perto e gratuitamente espetáculos teatrais e oficinas de gastronomia na Praça do Rodrigo. Aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à Cultura o projeto recebe o patrocínio da Stoller do Brasil.

Na programação, apresentações teatrais e oficinas kids de gastronomia durante o dia, e à noite workshop de gastronomia voltado para o público adulto, com truques culinários e incentivo à alimentação saudável. O grupo Mamulengo Fuzuê, de Brasília com a peça “Benedito, Abençoado e Bendizido” e o Teatro do Grande Urso Navegante de São Paulo com o espetáculo “A Pipa e a Flor” foram as responsáveis pela alegria da criançada durante os três dias de evento.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura o projeto recebe o patrocínio da Gomes da Costa. Em sua quinta edição, o Vitrine Cultural & Gastronômica alcançou diretamente mais de 52 mil pessoas.

Artistas de companhias teatrais no palco, milhares de crianças e adultos na plateia, textos divertidos e emocionantes, sessões de cinema, uma estrutura especialmente montada para garantir o conforto de todos e a democratização do acesso à cultura.

O projeto itinerante já aconteceu nas cidades de Jaraguá do Sul, Itajaí, Navegantes e Barra Velha. Tudo gratuito e aberto ao público.

O Vitrine Cultura & Gastronômica ocorre no Palco Móvel, uma estrutura itinerante que inclui palco, tenda para a plateia e camarins para os artistas.

Além da empresa Gomes da Costa, a 4ª edição do projeto também recebeu o patrocínio da Urbano Alimentos, que trouxe mais sabor ao adicionar sua linha de produtos no preparo das receitas saudáveis durante as atividades de culinária.

O projeto Vitrine Cultural & Gastronômica Ticket teve sua 1ª edição em maio de 2018, circulando pelo estado de São Paulo, onde apresentou uma animada programação para crianças e adultos das cidades de Campinas, Barueri e São Caetano do Sul.

Anote essa receita: é só juntar algumas histórias incríveis, um punhado de música com colheradas generosas de conhecimento e uma enorme porção de diversão, para conhecer o resultado do nosso sucesso!

As apresentações teatrais ocorreram em um palco itinerante com participação divertidíssima das companhias Casa do Bispo Atelier e Palhaço Félix, que encenaram histórias com importantes mensagens sobre educação alimentar e respeito aos pais.

Na programação, além de teatro e teve muitas atividades relacionadas à gastronomia, tudo com orientação e participação da chef Bia Andrade, uma apaixonada pela boa comida que se formou na área de gastronomia pelo SENAC de Campos do Jordão e atua hoje como personal chef.

Nosso cardápio incluiu 32 apresentações de teatro, 8 workshop gastronômico e 12 oficinas de culinária kids, e essa mistura maravilhosa, trouxe mais de 5.800 participantes, reunindo um público bem variado, além da criançada, passaram pela nossa arena muitos senhores e senhoras que curtiram bastante as apresentações.

As atividades relacionadas são parte do projeto Vitrine Cultural e Gastronômica e tem apoio da Ticket Serviços.

Sons e Letras Brasileiras

Em dezembro de 2017, o projeto Sons e Letras Brasileiras levou a Caravana de Natal Nissei para 11 cidades do estado do Paraná: União da Vitória, Francisco Beltrão, Toledo, Campo Mourão, Paranavaí, Sarandi, Apucarana, Londrina, Telêmaco Borba, Guarapuava e Paranaguá. O tradicional trenó do Papai Noel deu lugar a uma estrutura itinerante que foi o palco do espetáculo cultural, que reuniu música instrumental e crônicas e poesias brasileiras, tudo com temática inspirada no Natal. Aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à Cultura o projeto teve o patrocínio da Rede de Drogarias Nissei.

Duas atrações comandaram os espetáculos: a Banda Brass e o ator Pingo Alabarce. Com formação inspirada nas “orquestras” de New Orleans (EUA), a Banda Brass tocou os clássicos natalinos de forma emotiva e interativa, com arranjos diferenciados e diversidade de estilos. O complemento poético do espetáculo ficou a cargo do ator Pingo Alabarce, que recitou poemas de autores como Olavo Bilac e Cora Coralina.

Teatro Móvel

O De bem com a Via EcoRodovias – Teatro Móvel, é o projeto cultural itinerante aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo a Cultural, que utiliza apresentações teatrais e a exibição de filmes e documentários, apoiados por materiais e dinâmicas pedagógicas específicas para contribuir para “Educação e segurança no trânsito” de jovens e crianças, abordando temas variados, como cultura, educação e cidadania.

O ponto de partida foi a cidade de Cascavel onde permaneceu por 1 semana, e depois segue percorrendo mais 10 cidades de quatro estados no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A programação completa do projeto acontece de abril a outubro de 2018; em 2 espaços simultaneamente: Na estrutura itinerante, que usa um auditório móvel adaptado com palco e leva o circuito móvel e vivencial de trânsito e na estrutura fixa da Mini-pista Ecovias, uma grande arena localizada na sede da empresa em São Bernardo do Campo, que recebe todas as 4ª feiras, alunos de escolas da região.

Durante as atividades lúdicas e interativas nossos artistas divertem a criançada e ainda transmitem uma mensagem importante sobre a importância da segurança no trânsito.