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Projetos Culturais

Veja os eventos que já realizamos!

Gira Brasil

O projeto incentiva a cultura brasileira através da exibição de grandes produções nacionais, levamos cultura e informação às comunidades visitadas. A mostra recebeu patrocínio da FMC Agricultural Products através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura em três edições.

O Circuito FMC de Cinema percorreu a Região Sul onde visitou 57 cidades nos estados São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, levando produções cinematográficas nacionais á públicos de regiões periféricas como escolas da rede pública de ensino e grupos de 3ª idade, reunindo um público superior a 15 mil pessoas.

O Cine Energia está na 4ª. Edição, o projeto levou alegria e entretenimento do cinema na boleia de um caminhão para as mais diversas realidades no interior do estado de Santa Catarina, percorrendo regiões de difícil acesso, como comunidades rurais, onde o acesso a cultura e ao entretenimento é raro.

Acreditando na importância de oferecer cultura e arte às pessoas, o projeto levou o cinema ao encontro de 7.200 espectadores, e cumpriu sua premissa mais importante, de fazer com que crianças e até adultos vivenciassem a experiência de estar numa sala de cinema. Na plateia, alunos de escolas públicas, creches e APAEs e grupos de idosos.

O módulo do projeto teve o patrocínio da Enercan - Campos Novos Energia S/A, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

O Circuito recebeu o patrocínio da SCGÁS, durante cinco anos consecutivos, por ir de encontro aos interesses e valores institucionais da empresa.

O histórico conquistado pelo Circuito SCGÁS de Cinema nas Comunidades, reforça sua importância e reconhecimento junto ao público das cidades de pequeno porte e comunidades rurais do interior Catarinense, consagrando-se um projeto maduro e de continuidade da empresa em suas regiões de interesse.

Nas 5 edições, o projeto foi recebido com excelente aceitação nas 37 cidades catarinenses que visitou, exibindo 668 sessões de cinema e reunindo 18.000 espectadores em mais uma demonstração de sintonia entre o público e a sétima arte.

O Cine Móvel Carrefour leva arte para crianças e adolescentes por meio de exibições gratuitas de filmes educativos que abordam temas importantes como a diversidade e hábitos saudáveis de alimentação.

O projeto possibilita que alunos de escolas municipais e estaduais possam vivenciar a experiência de estar em um cinema, local que muitos nunca tiveram a possibilidade de ir.

A atração já percorreu dezenas de cidades de 11 estados: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Amazonas, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Antes da exibição dos filmes, os educadores recebem uma cartilha educativa que sugere atividades que podem ser usadas pelos professores em sala de aula, antes e após as sessões de cinema, reforçando os temas de respeito e valorização das pessoas e de sua diversidade.

O Cine Cultural WestRock está há 4 anos levando entretenimento e cultura para mais de 6.714 crianças da rede pública de ensino. A iniciativa já garantiu a oferta gratuita de 231 sessões de cinema a crianças de 12 municípios, alguns visitados mais de uma vez, dos estados do Paraná e Santa Catarina, onde a comunidade escolar recebe com animação o Cinemóvel da WestRock.

A sala de cinema itinerante tem a vantagem de chegar em comunidades rurais, para atender crianças que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar uma sala de cinema.

A exibição de um bom filme, garante aos espectadores diversão e aprendizado por meio da arte, receita de sucesso do Cine Cultural WestRock.

O projeto faz parte do Gira Brasil, é coordenado pela Magma cultura e tem o apoio da WestRock - empresa fruto da fusão entre a RockTenn e MWV, grupo o qual a Rigesa fazia parte até então - uma das maiores fornecedoras globais de soluções em papel e embalagens de papelão ondulado.

O projeto “Mostra Olé de Cinema” é um cinema itinerante dentro de um caminhão, que leva entretenimento e aprendizado de forma gratuita para crianças e adultos.

Em sua primeira edição, o Cinemóvel viajou pelo Sul do Brasil apresentando uma programação especial de filmes, escolhidos para estimular reflexões sobre o valor da amizade, do respeito e da vida.

Com estreia em 2018, a Mostra Olé de Cinema resumiu a alegria e a emoção de levar uma verdadeira sala de cinema a escolas, praças e comunidades de diversos pontos do País.

O projeto percorreu 8 cidades nos 3 estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, oferecendo 70 sessões de cinema e beneficiando cerca de 2.014 pessoas, sendo um sucesso de público em todas as exibições.

A Mostra recebe o patrocínio da empresa Olé Consignado, e faz parte do Gira Brasil, projeto itinerante de cinema aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Desde 2010, o Cinemóvel John Deere leva a alegria e o encantamento do cinema à públicos de regiões periféricas do país, proporcionando entretenimento de qualidade às comunidades visitadas.

A mostra recebe o patrocínio da Fundação John Deere, por ir de encontro aos interesses e valores institucionais da multinacional e seus concessionários.

Durante a programação são realizadas cerca de 4 sessões diárias gratuitas de cinema.

Em 8 anos, o projeto já atendeu mais de 80 mil espectadores e cumpri a missão de romper fronteiras e desbravar novos territórios, por percorrer 249 cidades em 13 estados brasileiros, e contribuir como forte instrumento de atuação social, por levar arte a regiões longínquas do Brasil, muitas delas, comunidades rurais sem nenhum entretenimento e acesso a cultura.

O projeto tem como patrocinadora a Elsys, faz parte do Gira Brasil e é coordenado pela Magma Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.

O Cine Elsys foi para a estrada com produções cinematográficas que foram assistidas de forma totalmente gratuita pelo o público das cidades de Pouso Alegre (MG), Poços de Caldas (MG), Machado (MG), Elói Mendes (MG), Feira de Santana (BA), Juazeiro (BA), Balsas (MA) e Imperatriz (MA).

O projeto proporcionou 88 sessões de cinema para um público de 2177 pessoas, com 78% de ocupação das poltronas ofertadas.

A participação de APAEs, Grupos de Terceira Idade e EJAs (Educação de Jovens e Adultos) juntamente ao público das redes municipais de ensino, abrilhantaram ainda mais esta iniciativa que leva a arte para públicos de diferentes partes do país.

Conexão Sustentável

Lançado em 2015, o projeto itinerante Conexão Sustentável Alcoa Comunidades pegou a estrada pela quinta vez em 2019. Dois caminhões – o Teatro Móvel, com baú do caminhão convertido em auditório e sala de cinema, e o Palco Móvel, adaptado como palco para apresentações teatrais – já navegaram pelos rios amazônicos e percorreram milhares de quilômetros por todo o país levando diversão, entretenimento e informação sobre sustentabilidade a crianças e adultos por meio do projeto Conexão Sustentável Alcoa.

Nas primeiras temporadas as atividades foram voltadas para o consumo consciente, envolvendo questões de descarte correto de lixo e reciclagem. Na última edição (2019) o projeto focou no tema: biodiversidade.

No Palco Móvel, uma grande arena itinerante é capaz de receber confortavelmente até 250 pessoas para oferecer uma programação de espetáculos teatrais, oficinas de reciclagem, a disponibilização de tablets para as crianças brincarem com jogos eletrônicos educativos, distribuição de cartilhas educativas e sessões noturnas de cinema.

O projeto também conta com o Cinemóvel, uma sala de cinema totalmente equipada para sessões de filmes que são oferecidas para comunidades carentes e de difícil acesso.

As emissões de carbono geradas nos deslocamentos e em todas as atividades do projeto são neutralizadas através de uma parceria com empresa especializada, que faz o inventário das emissões e as compensações com investimentos em projetos ambientais certificados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em seus 5 anos de estrada, o Conexão Sustentável Alcoa Comunidades teve um público direto de mais de 170 mil pessoas em 700 sessões, principalmente estudantes da rede pública de ensino. As atrações já visitaram 19 cidades, algumas por mais de uma vez, de 6 estados Brasileiros: Pará, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

Além disso, o projeto itinerante Conexão Sustentável Alcoa também atende comunidades ribeirinhas da Amazônia, quebrando fronteiras entre a arte e a cultura.

O projeto de cinema foi lançado para levar cultura, informações sobre conservação ambiental e entretenimento a diferentes públicos.

O Cinemóvel visitou seis estados levando uma programação voltada ao público universitário. A seleção de atrações incluiu filmes e documentários sobre temas como preservação da água, biodiversidade, energia, aquecimento global, consumo consciente e manejo de resíduos. A programação também trouxe palestras e disponibilizou tablets que traziam conteúdo interativo sobre temas relevantes ao público.

O Cinemóvel, um caminhão com a carroceria convertida em sala de cinema, estacionou nos pátios de importantes universidades do país.

UFOPA – Santarém/PA
UFPA – Belém/PA
UEMA e UFMA São – Luís/MA
UPE e EFPE - Recife/PE
UFOP - Ouro Preto/MG
UFLA - Lavras/MG
PUC MG - Poços de Caldas/MG
UNIFEI - Itajubá/MG
FEI e UFABC - São Bernardo do Campo/SP
UFSCAR - São Carlos/SP
UFSC - Florianópolis/SC
UNISUL - Tubarão/SC

O Conexão Sustentável Alcoa Universidades é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura.

O projeto rodou estradas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro, passando por locais de parada para descanso de caminhoneiros e levando informação e entretenimento a este público, que muitas vezes não têm facilidade de acesso a bens culturais.

Durante o dia foram apresentados documentários que abordaram o tema sustentabilidade. E a noite, a exibição de grandes sucessos do cinema.

O projeto ofereceu aos caminhoneiros, motoristas e colaboradores das paradas, um espaço agradável para que pudessem descansar, e ao mesmo tempo tivessem entretenimento e acesso à informação de qualidade.

Para facilitar o acesso dos caminhoneiros ao projeto, foi feita uma parceria com o aplicativo TruckPad, ferramenta que mostra fretes disponíveis na região por onde o veículo está transitando e é usado por mais de 100 mil motoristas do País. Os usuários receberam no celular, informações sobre a atração quando estiveram próximos de um dos pontos de parada do Rodas Sustentáveis Alcoa.

O Rodas Sustentáveis Alcoa distribuiu aos participantes cartilhas educativas, brindes e promoveu palestras. Os motoristas também puderam utilizar tablets com conteúdo interativo. A iniciativa dá continuidade e complementa o Conexão Sustentável Alcoa, lançado em 2015 e que já levou apresentações teatrais gratuitas para milhares de pessoas.

A bordo de um caminhão transformado em palco para espetáculos teatrais e sessões de cinema gratuitos, o Projeto Cultura & Sustentabilidade Blount apresentou em duas edições, uma mistura de diversão, arte e lições de sustentabilidade para mais de 12.000 crianças dos municípios de Colombo e Araucária no Paraná.

Além da programação cultural, o projeto inclui oficinas de reciclagem e palestras sobre preservação do meio ambiente. A mostra itinerante tem apoio da Blount, empresa fabricante de equipamentos para as áreas florestal e agrícola.

As oficinas de reciclagem e as palestras de conscientização foram ministradas pelo artista plástico paranaense Rogério Aquino. Nas palestras abordaram assuntos relevantes sobre a vida e o meio ambiente. O objetivo é conscientizar o público sobre os efeitos que as nossas escolhas têm não só na nossa casa, cidade, mas em todo o planeta.

Para as oficinas, os alunos usaram a criatividade na elaboração de objetos (vasos de flor, puffs e porta-trecos) com a reutilização de embalagens pet, caixas de leite, jornal, fios de telefone, entre outros. Os participantes das oficinas são incentivados a pensar em meios de reutilizar outros materiais em suas casas.

O Projeto Cultura & Sustentabilidade, que tem apoio da CMOC International Brasil, companhia chinesa que opera na área de commodities (nióbio e manganês) no País, pegou a estrada para levar entretenimento, cultura e lições de sustentabilidade para duas cidades de Goiás – Catalão e Ouvidor.

A programação apresentou duas Companhias que se revezam para trazer temas relacionados á sustentabilidade, respeito e a preservação ambiental.

Além da atração cultural, o público participou de oficinas de reciclagem de garrafas pet e palestras sobre consumo consciente e solução dos problemas relacionados com o lixo. Participaram da 1ª edição do projeto, 6.500 pessoas, a maior parte, eram crianças da rede pública de ensino.

Criado com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e estimular a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente, o projeto Imerys Cultura e Sustentabilidade levou espetáculos teatrais, exibição de filmes, oficinas e palestras relacionados a conscientização ambiental de forma gratuita a comunidades de dois municípios do estado do Pará: Barcarena e Ipixuna do Pará.

O projeto foi realizado em 2 etapas, nos meses de julho e setembro de 2017, visitando diversas comunidades para levar cultura e inclusão.

Na execução do projeto foram utilizados dois equipamentos, a Arena Palco Móvel com estrutura para receber até 250 pessoas por espetáculo, onde companhias teatrais conquistaram a plateia formada por crianças e jovens de todas as idades, usando muita interatividade e bom humor.

As vilas mais isoladas, receberam a visita da Sala Brasil, uma unidade móvel adaptada para funcionar como palco teatral e cinema itinerante, o veículo causou nos moradores de comunidades remotas dos dois municípios um misto de encantamento e curiosidade.

O projeto Imerys Cultura e Sustentabilidade é uma experiência singular, possibilitando o contato dos participantes com um conjunto de atividades que sensibiliza suas vidas.

O projeto Cultura e Sustentabilidade pegou a estrada com patrocínio da Yamana Gold, para espalhar cultura pelos estados de Goiás e Bahia.

A alegria da plateia ficou sob a responsabilidade de duas grandes companhias teatrais: Os Saltimbancos da Casa do Bispo e o Circo Fool, que contam com artistas especializados em levar cultura, diversão e conhecimento para plantar a semente da sustentabilidade nos espectadores.

As cidades de Alto Horizonte/GO e Jacobina/BA receberam a estrutura itinerante do projeto, que integra um caminhão palco e arena para acomodar confortavelmente a plateia.

Foram duas semanas de muitas atividades, a iniciativa promoveu 23 apresentações teatrais, 2 oficinas sobre reciclagem, 2 palestras de conscientização e 1 sessão de noturna de cinema, e teve a participação de mais de 5 mil pessoas.

O Cultura e Sustentabilidade está na 4ª edição, e recebe amplo apoio das secretarias de educação e cultura das cidades alcançadas, que colaboram com a logística, produção e o agendamento dos alunos da rede pública de ensino e participantes de projetos sociais.

A sustentabilidade é a bandeira do projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura.

O projeto Cultura e Sustentabilidade Anglogold Ashanti levou arte de forma gratuita por meio de espetáculos teatrais, sessões de cinema, palestras e oficinas com temas conscientes para um público diversificado.

A iniciativa foi patrocinada pela empresa AngloGold Ashanti, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e em sua primeira edição visitou 4 cidades divididas entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Para tornar as atividades mais democráticas e transformar os pontos escolhidos em teatros ao ar livre, foram selecionados espaços amplos, com grande fluxo de pessoas e de fácil acesso para a população local.

Foram realizadas 36 apresentações teatrais, 07 sessões de cinema, 04 palestras com foco em sustentabilidade e consumo consciente e 08 oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis.

Os artistas das Cias Circo Fool (Ipatinga-MG) e Mamulengo Fuzuê (Brasília-DF) encantaram com os seus espetáculos repletos de arte e cultura, iniciativa muito importante, principalmente por proporcionar entretenimento ao público em sua maioria de comunidades carentes e sem acesso à atividades culturais.

O projeto Cultura e Sustentabilidade Ticket Repom, patrocinado pelas empresas Ticket Log e Repom, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, levou espetáculos teatrais, palestras com foco em sustentabilidade e separação de resíduos e oficinas de compostagem para o estado do Rio Grande do Sul.

As Cias Mamulengo Fuzuê e Face Produções foram selecionadas para as apresentações e levaram a preservação ambiental como tema principal das peças. A Mamulengo Fuzuê, contou a história de amor de Benedito e Rosinha de uma forma bem humorada que divertiu a criançada com a peça “Benedito, Abençoado e Bendizido”, que aborda a sustentabilidade de forma leve e educadora. A Cia Teatral Face, encenou uma peça repleta de músicas autorais, chamada “Um Pedido de Socorro” que fala de Azulinha, uma Gralha Azul que está em risco de extinção.

A iniciativa proporcionou muito entretenimento, alegria e conscientização, além de levantar reflexões acerca do meio ambiente, impactos causados pelo desperdício e como pequenas atitudes podem trazer melhorias para a nossa vida e planeta.

O projeto levou informações importantes para que possamos exercer um consumo consciente e praticar atividades sustentáveis, como a reciclagem e a reutilização de itens que são corriqueiramente descartados.

Ao todo, foram realizados 24 espetáculos teatrais, 8 palestras com foco em sustentabilidade e separação de resíduos e 4 oficinas de compostagem. Todas as atividades tiveram acesso totalmente gratuito ao público.

O Projeto Cultura e Sustentabilidade JSL, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, levou espetáculos teatrais, palestras com foco na integração sustentável entre o homem e a natureza e oficinas de reciclagem para o estado da Bahia, na cidade de Eunápolis.

Duas companhias teatrais se apresentaram no projeto: Mamulengo Fuzuê, de Brasília/DF e a Cia Circo Fool de Ipatinga/MG. As peças têm como tema principal a preservação ambiental. “Benedito, Abençoado e Bendizido”, da Mamulengo Fuzuê, conta a história de amor de Benedito e Rosinha e abusa do bom humor para abordar temas relativos à sustentabilidade (água, fauna, flora, lixo, e reciclagem) de forma leve e atrativa para a criançada. Já o Circo Fool encena “O Menino Passarinho e a Estrela Encantada”.

Seguindo uma estrela encantada e acompanhado por seu boizinho um menino percorre o sertão, atravessa rios e igarapés, e encontra a floresta amazônica e todos os seres encantados do imaginário caboclo que se revelam em versos, cordéis, e cantorias em defesa da vida na floresta sustentável.

Com acesso totalmente gratuito ao público, foram realizados 16 espetáculos teatrais, duas palestras com foco em sustentabilidade e duas oficinas de reciclagem.

Conexão Cultural

O Teatro Eu Consigo, foi patrocinado pela empresa UBER, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e em sua primeira edição visitou 7 estados, levando para a população acesso totalmente gratuito a atividades culturais. As cidades visitadas foram: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).

Foram realizadas 108 apresentações teatrais e 18 sessões de cinema, alcançando diretamente o público total de 20.092 pessoas.

A comunidade foi estimulada a participar do evento, tendo transporte garantido para os alunos das escolas públicas em todas as sessões, por meio de parceria com as Secretarias de Cultura e de Educação dos municípios visitados.

A Cia Realejo (São Paulo) e a Casa do Bispo Atelier (Rio Grande do Sul) deram vida ao projeto Conexão Cultural “Eu Consigo”, levando irreverência e alegria a todos que os prestigiaram. As peças teatrais apresentadas despertaram o interesse das crianças pela tecnologia, além de enaltecer o público feminino para mostrar que as meninas também têm total liberdade de estudar e trabalhar com áreas das ciências, exatas e tecnologia.

O Conexão Cultural Tigre/ICRH leva a alegria do teatro e do cinema para as mais diversas realidades do país com as estruturas do Palco Móvel, Cinemóvel e Teatro Móvel. Um projeto de teatro e de cinema que usa a versatilidade como diferencial, por agregar temas de interesse do cliente ou comunidade em diversas edições.

Palco Móvel – Conexão Cultural Tigre/ICRH chega à décima edição e leva cultura a cinco estados Brasileiros. O projeto conta com a participação de Grupos Teatrais e exibições de filmes em praças públicas, fortalecendo identidade cultural da região visitada. Toda a programação é aberta ao público e gratuita. Em março de 2008, quando se aglomeraram de pé diante do palco do Conexão Cultural Tigre/ICRH, as dezenas de crianças que acompanharam as primeiras apresentações teatrais do projeto não sabiam, mas faziam parte do capítulo inicial de uma história de sucesso.

A iniciativa já alcançou mais de 830 mil pessoas, realizou 1.246 apresentações artísticas com a participação de 65 companhias teatrais e já percorreu 21 municípios, alguns visitados mais de uma vez, dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Bahia e Pernambuco.

Ao longo dos anos a infraestrutura do projeto cresceu. Além de palco e camarins para os artistas, hoje o projeto conta com cadeiras para todo o público e uma arena coberta, própria para garantir o conforto da plateia em dias de sol ou chuva.

O projeto Cine Móvel - Conexão Cultural Tigre/ICRH exibe produções cinematográficas de qualidade gratuitamente a bordo de um caminhão. Públicos dos mais diferentes locais do país tiveram acesso a mais de 1.200 sessões gratuitas de cinema.

No mês de junho de 2019, uma etapa inédita com tema "Água" foi realizada no Conexão Cultural Tigre/ICRH. Através do Teatro Móvel, um auditório móvel dentro do baú de um caminhão (a mesma estrutura do Cinemóvel), 40 peças teatrais sob comando da Cia Trip Teatro e 7 sessões de cinema foram apresentadas nas cidades de Joinville (SC), Campo Alegre (SC), Castro (PR), Marechal Deodoro e Escada (PE), para um público de 1.365 pessoas. As atividades tinham como objetivo conscientizar as comunidades sobre o consumo consciente da água.

    Vitrine Cultural & Gastrônomica

    Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura o projeto recebe o patrocínio da Urbano Alimentos e Gomes da Costa. Em sua primeira edição, o Vitrine Cultural & Gastronômica alcançou diretamente mais de 6.700 pessoas.

    Artistas de companhias teatrais no palco, milhares de crianças e adultos na plateia, textos divertidos e emocionantes, sessões de cinema, uma estrutura especialmente montada para garantir o conforto de todos e a democratização do acesso à cultura.

    O projeto itinerante já aconteceu nas cidades catarinenses de Jaraguá do Sul e Itajaí. Tudo gratuito e aberto ao público.

    O Vitrine Cultura & Gastronômica ocorre no Palco Móvel, uma estrutura itinerante que inclui palco, tenda para a plateia e camarins para os artistas.

    Com uma programação repleta de cultura e entretenimento, o projeto Vitrine Cultural Marisol percorreu os estados de Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul trazendo diversão e encantamento para mais de 30.584 espectadores de todas as idades em apresentações teatrais e sessões de cinema, todas gratuitas e abertas ao público.

    Nos intervalos dos espetáculos, uma trupe de palhaços esteve encarregada de animar o público com suas peripécias. Já à noite, foi á vez do cinema, uma grande tela exibiu filmes nacionais de sucesso.

    A primeira edição do projeto Vitrine Cultural & Gastronômica Itambé aconteceu em terras mineiras, no período de 11 a 29 de outubro. O projeto passou por Belo Horizonte, visitando parques de diferentes pontos da cidade, com uma programação inteiramente gratuita que incluiu peças de teatro, workshops de gastronomia - com chef de cozinha profissional e oficinas para a criançada aprender truques da culinária e receber orientações sobre os benefícios de uma boa alimentação.

    Aprovado pela Lei de incentivo à Cultura o projeto recebe o patrocínio da Itambé Alimentos S.A.

    A companhia teatral responsável pelas apresentações nessas três semanas de projeto foi a Cia Circo Fool, com “Palhaçadas na Cozinha”, na peça, os artistas utilizam a arte dos palhaços e muita descontração para abordar de forma lúdica e divertida a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas, reforçando o valor da amizade.

    As cidades de Celso Ramos e Abdon Batista em Santa Catarina receberam o Projeto Vitrine Cultural & Gastronômica nos dias 07 a 15 de novembro. A iniciativa levou espetáculos teatrais, cinema e oficinas gastronômicas gratuitamente para os dois municípios durante este período.

    O projeto é aprovado pela Lei de incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S/A.

    Duas companhias teatrais foram selecionadas para divertir o público, o grupo Mamulengo Fuzuê, de Brasília com a peça “Benedito, Abençoado e Bendizido”, e de São Paulo a CiaTeatro do Grande Urso Navegante com o espetáculo “A Pipa e a Flor”.

    As atividades gastronômicas foram realizadas no período vespertino e noturno. No período da tarde a “Oficina Kids” ensinava truques da cozinha para a criançada, além de disseminar orientações sobre as vantagens da alimentação saudável. No período noturno, voltado para o público adulto, o “Workshop de Gastronomia” com orientação de preparo de alimentos.

    Projeto de democratização e difusão da cultura, o Vitrine Cultural & Gastronômica Stoller foi realizado no período de 23 a 25 de novembro. Os moradores da cidade paulista de Cosmópolis puderam acompanhar de perto e gratuitamente espetáculos teatrais e oficinas de gastronomia na Praça do Rodrigo.

    Aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à Cultura o projeto recebe o patrocínio da Stoller do Brasil.

    Na programação, apresentações teatrais e oficinas kids de gastronomia durante o dia, e à noite workshop de gastronomia voltado para o público adulto, com truques culinários e incentivo à alimentação saudável.

    O grupo Mamulengo Fuzuê, de Brasília com a peça “Benedito, Abençoado e Bendizido” e o Teatro do Grande Urso Navegante de São Paulo com o espetáculo “A Pipa e a Flor” foram as responsáveis pela alegria da criançada durante os três dias de evento.

    Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura o projeto recebe o patrocínio da Gomes da Costa. Em sua quinta edição, o Vitrine Cultural & Gastronômica alcançou diretamente mais de 52 mil pessoas.

    Artistas de companhias teatrais no palco, milhares de crianças e adultos na plateia, textos divertidos e emocionantes, sessões de cinema, uma estrutura especialmente montada para garantir o conforto de todos e a democratização do acesso à cultura.

    O projeto itinerante já aconteceu nas cidades de Jaraguá do Sul, Itajaí, Navegantes e Barra Velha. Tudo gratuito e aberto ao público.

    O Vitrine Cultura & Gastronômica ocorre no Palco Móvel, uma estrutura itinerante que inclui palco, tenda para a plateia e camarins para os artistas.

    Além da empresa Gomes da Costa, a 4ª edição do projeto também recebeu o patrocínio da Urbano Alimentos, que trouxe mais sabor ao adicionar sua linha de produtos no preparo das receitas saudáveis durante as atividades de culinária.

    O projeto Vitrine Cultural & Gastronômica Ticket teve sua 1ª edição em maio de 2018, circulando pelo estado de São Paulo, onde apresentou uma animada programação para crianças e adultos das cidades de Campinas, Barueri e São Caetano do Sul.

    Anote essa receita: é só juntar algumas histórias incríveis, um punhado de música com colheradas generosas de conhecimento e uma enorme porção de diversão, para conhecer o resultado do nosso sucesso!

    As apresentações teatrais ocorreram em um palco itinerante com participação divertidíssima das companhias Casa do Bispo Atelier e Palhaço Félix, que encenaram histórias com importantes mensagens sobre educação alimentar e respeito aos pais.

    Na programação, além de teatro e teve muitas atividades relacionadas à gastronomia, tudo com orientação e participação da chef Bia Andrade, uma apaixonada pela boa comida que se formou na área de gastronomia pelo SENAC de Campos do Jordão e atua hoje como personal chef.

    Nosso cardápio incluiu 32 apresentações de teatro, 8 workshops gastronômicos e 12 oficinas de culinária kids, e essa mistura maravilhosa, trouxe mais de 5.800 participantes, reunindo um público bem variado, além da criançada, passaram pela nossa arena muitos senhores e senhoras que curtiram bastante as apresentações.

    As atividades relacionadas são parte do projeto Vitrine Cultural e Gastronômica e tem apoio da Ticket Serviços.

    Com o patrocínio do Atacadão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Projeto Vitrine Cultural e Gastronômica Atacadão foi realizado em 2019 e 2020 nas cidades de Itajaí (SC), Blumenau (SC) e Chapecó (SC). Contou com 35 sessões teatrais, 09 workshops gastronômicos e 09 oficinas gastronômicas kids, beneficiando diretamente um público de 4.906 pessoas.

    O estacionamento da unidade do Atacadão, localizada na Avenida Adolfo Konder em Itajaí foi o local escolhido para receber a estrutura e dar vida ao teatro ao ar livre na primeira edição deste projeto em 2019. Em 2020, os locais que receberam o Palco Móvel foram o Museu da Família Colonial (Blumenau) e o CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados (Chapecó).

    As Cias Casa do Bispo Atelier (Gramado-RS), Face Produções (Canela-RS) e Circo Teatro Fool, abrilhantaram as edição, com apresentações que divertiram públicos de todas as idades, em sua maioria de comunidades carentes sem acesso a projetos culturais. O Vitrine Cultural e Gastronômica Atacadão proporcionou acesso totalmente gratuito ao público.

    Na edição de 2019 as atividades gastronômicas ficaram por conta da Chef Evilin Santos. Em 2020, sob comando da Chef Bia Andrade.

    Alunos de escolas municipais e estaduais marcaram presença no projeto graças a divulgação local e parceria com as prefeituras das cidades contempladas.

    O Projeto Vitrine Cultural & Gastronômica levou a magia do teatro e orientações de hábitos alimentares saudáveis para crianças e jovens de forma totalmente gratuita.

    Com o patrocínio das empresas Urbano Alimentos e Oxford Porcelanas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério da Cidadania, o projeto visitou a cidade de Nova Trento em Santa Catarina e São Mateus no estado do Espírito Santo. Foram realizados 22 espetáculos teatrais, 6 oficinas kids de gastronomia e 6 workshops gastronômicos para 3.968 participantes que puderam vivenciar de perto toda a cultura e entretenimento da iniciativa.

    As Cias Circo Teatro Fool (Ipatinga MG) e Cia Primeiro Quarto (Blumenau SC) estiveram presentes nas cidades visitadas, com apresentações que encantaram todo o público, em especial, crianças e adolescentes que representaram a maior parte das pessoas ali presente.

    As Oficinas Kids de Gastronomia e os Workshops Gastronômicos foram ministrados pela Chef Bia Andrade.

    A iniciativa conseguiu levar orientações sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada por meio de entretenimento e cultura.

    Com acesso gratuito a todas as atividades, o Vitrine Cultural & Gastronômica patrocinado pela empresa Tetra Pak, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, esteve presente nas cidades de Indaiatuba e Monte Mor no estado de São Paulo.

    Foram realizadas 22 sessões teatrais, 07 workshops gastronômicos e 08 oficinas gastronômicas kids, alcançando um público de 5.736 pessoas.

    A Arena Palco Móvel esteve sempre aberta ao público para tornar a experiência ainda mais acessível. Além disso, os alunos de escolas públicas foram estimulados a participar das atividades, tendo transporte garantido para todas as sessões, por meio de divulgação local e parceria com as Secretarias de Educação e Cultura dos municípios.

    Na cidade de Indaiatuba contamos com a participação dos Cursos Técnicos de Nutrição e de Cozinha do FIEC em todos os workshops de gastronomia. E para tornar o projeto ainda mais completo, os artistas da Casa do Bispo Atelier (Gramado-RS) e Faces Produções (Canela-RS) estiveram presentes, levando cultura e entretenimento para o público, que em sua maioria, faz parte de comunidades carentes e sem acesso à atividades culturais.

    Sons e Letras Brasileiras

    Em dezembro de 2017, o projeto Sons e Letras Brasileiras levou a Caravana de Natal Nissei para 11 cidades do estado do Paraná: União da Vitória, Francisco Beltrão, Toledo, Campo Mourão, Paranavaí, Sarandi, Apucarana, Londrina, Telêmaco Borba, Guarapuava e Paranaguá. O tradicional trenó do Papai Noel deu lugar a uma estrutura itinerante que foi o palco do espetáculo cultural, que reuniu música instrumental e crônicas e poesias brasileiras, tudo com temática inspirada no Natal.

    Aprovado pela Lei de incentivo à Cultura o projeto teve o patrocínio da Rede de Drogarias Nissei.

    Duas atrações comandaram os espetáculos: a Banda Brass e o ator Pingo Alabarce. Com formação inspirada nas “orquestras” de New Orleans (EUA), a Banda Brass tocou os clássicos natalinos de forma emotiva e interativa, com arranjos diferenciados e diversidade de estilos. O complemento poético do espetáculo ficou a cargo do ator Pingo Alabarce, que recitou poemas de autores como Olavo Bilac e Cora Coralina.

    Por meio de atividades culturais, o Projeto Caravana de Natal Yamana Gold proporcionou momentos inesquecíveis a mais de 2 mil pessoas em uma época tão celebrada. Em 2018, o projeto visitou as cidades de Campinorte, Nova Iguaçu de Goiás e Alto Horizonte no estado de Goiás.

    Com o patrocínio da Yamana Gold, o projeto Caravana de Natal faz parte do Sons e Letras Brasileiras, coordenado pela Magma Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, realizada pela Secretaria Especial da Cultura e do Ministério da Cidadania.

    Foram realizados espetáculos teatrais emocionantes como “Cordel de Natal”, que conta a história do nascimento de Jesus, em meio ao Sonho de Natal, o show musical “Viola com Causas”, apresentações de artistas locais, a visita do Papai Noel, além de oficinas de reciclagem que aconteceram durante o dia.

    O público presente pôde sentir de perto toda a emoção que a música, a poesia e a arte proporcionaram no Projeto Caravana de Natal Yamana Gold.

    Teatro Móvel

    O Viajando de Bem com a Via é o projeto cultural itinerante aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, que utiliza apresentações teatrais e a exibição de filmes e documentários, apoiados por materiais e dinâmicas pedagógicas específicas para contribuir para a educação e segurança no trânsito de jovens e crianças, abordando temas variados, como cultura, educação e cidadania.

    O projeto foi realizado em 13 cidades, algumas visitadas mais de uma vez, dos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e teve duas iniciativas: itinerante e a minipista, ambas com atividades gratuitas. Ao todo foram 375 sessões teatrais para um público de 21.989 pessoas.

    O itinerante, com uma sala de teatro móvel, ofereceu espetáculos teatrais de segunda a sexta nas cidades de: Cascavel (PR), Caçapava (SP), Niterói (RJ), Cubatão (SP), Foz do Iguaçu (PR), São Vicente (SP), Itaquaquecetuba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Serra (ES) e Linhares (ES).

    No final das peças teatrais, na parte externa do Teatro Móvel, uma pequena pista foi montada para as crianças aprenderem na prática os princípios básicos do trânsito, podendo caminhar e até mesmo pedalar sobre a pista.

    A Minipista aconteceu no espaço cedido pela Ecovias, na cidade de São Bernardo do Campo (SP) e os espetáculos teatrais aconteceram nas quartas, com uma apresentação pela manhã e uma apresentação à tarde.

    Durante as atividades lúdicas e interativas, os nossos artistas divertiram a criançada e distribuíram cartilhas educativas transmitindo uma mensagem marcante sobre a importância da segurança no trânsito.

    O Teatro Móvel “Eu consigo”, patrocinado pela Uber, levou teatro para dez capitais brasileiras nas regiões nordeste, norte e centro-oeste: Salvador - BA, Recife - PE, João Pessoa - PB, Natal - RN, Fortaleza - CE, Teresina - PI, São Luís - MA, Belém - PA, Manaus - AM e Cuiabá - MT.

    O total de 161 espetáculos teatrais foram apresentados de forma gratuita, durante os três meses de realização do evento para um público de 4.424 pessoas.

    Foram selecionados espaços estratégicos que pudessem ter um grande fluxo de pessoas para a visita do Teatro Móvel, como praças, parques e espaços culturais que foram palcos de muita arte, entretenimento e alegria.

    Contamos com a participação da Cia. Realejo (São Paulo-SP) que levou apresentações surpreendentes para o público que em muitos casos não tem acesso a atividades culturais.

    O projeto levou também bastante informação, conscientização e reflexões acerca da participação das mulheres nas áreas das ciências e da tecnologia. A iniciativa busca inspirar as crianças a acreditarem no próprio potencial e se tornarem grandes profissionais da tecnologia.

    Com o patrocínio da empresa Denso, o Projeto Estrada da Vida, faz parte do Teatro Móvel coordenado pela Magma Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.

    O Projeto Estrada da Vida - Teatro Móvel Trânsito, visitou as cidades de Santa Bárbara D’Oeste (SP) e Curitiba (PR) entre os dias 2 e 6 de setembro de 2019, onde foram apresentadas 16 peças de teatro para um público total de 499 pessoas.

    A Companhia Trip Teatro de Santa Catarina com as palhaças Poulain e Póc, apresentaram a peça “Meu Melhor Presente”, levando aprendizado de forma dinâmica e divertida, a crianças das redes municipal e estadual de ensino em comemoração ao mês da Segurança do Trânsito.

    O Projeto foi muito bem recebido pelo público, que retribuiu com muita risada e alegria em todos os espetáculos assistidos durante os dias de evento.